Grande Via Sacra em Santa Catarina da Serra

Neste cortejo tivemos pequenos momentos de teatro organizados pelos jovens do 11º ano e o grupo de jovens.

No dia 1 de março, a paróquia de Santa Catarina da Serra realizou a Via Sacra dos Olivais a Fátima. A Via Sacra, já é tradição há 44 anos e junta a paróquia e muitos vizinhos, em caminhada de oração e celebração da vida de Jesus Cristo. Neste cortejo tivemos pequenos momentos de teatro organizados pelos jovens do 11º ano e o grupo de jovens. Para dar início à caminhada, lembrando a oração de Jesus no Jardim das Oliveiras, o grupo de jovens, com uma representação, falou do sofrimento dos jovens nos vários vícios, hoje, e como os podem ultrapassar pelo poder da oração, com ajuda de Deus: o álcool, as drogas, os jogos de computador e as redes sociais foram alguns dos temas apresentados. 

Em cada uma das 14 estações foram apresentadas e entraram no cortejo as cruzes enfeitadas pelos adolescentes participantes do programa ‘say yes’, dos escuteiros e do grupo de jovens. Na chegada a Fátima, na 15º estação, depois de uma representação da aparição de Jesus Ressuscitado a Maria Madalena, os jovens do 11º ano vestidos a rigor representaram a missão que Jesus deixou à sua Igreja “Ide pelo mundo inteiro anunciai a Boa Nova a todos os povos”. Vestidos com fatos tradicionais de várias culturas e povos, como portugueses, chineses, russos, brasileiros, australianos e esquimós… levaram cada uma das cruzes que percorreram o caminho e colocaram-na no grande ‘mapa mundi’ que servia de cenário, no local da cultura representada. Queremos levar Cruz Gloriosa de Jesus Ressuscitado a todos os cantos, povos e culturas.

Apesar do tempo não ter estado muito agradável ao longo de toda a tarde, a comunidade cooperou, passou assim um bom domingo e a presença de adolescentes e jovens foi notória e formidável.

Texto escrito por Bárbara Alves e Catarina Maia 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress