Golpilheira festeja Senhor dos Aflitos em ligação a Fátima

Nos passados dias 30 de julho a 1 de agosto, a Comunidade Cristã da Golpilheira, da paróquia da Batalha, festejou o Padroeiro da sua igreja histórica do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, que remonta ao século XV e continua hoje a ser o coração da vida comunitária local.

Assim, foram muitas centenas de fiéis e visitantes a participarem nestes que são os principais festejos anuais da comunidade, com larga representação dos emigrantes dali naturais.

O momento alto foi a Missa dominical, presidida pelo vice-reitor do Santuário de Fátima, padre Vítor Coutinho. Desta forma se sublinhou a forte ligação ao Santuário por parte da Comunidade, cujo principal centro de culto é dedicado a Nossa Senhora de Fátima. Esse laço foi especialmente reforçado aquando da recente reinauguração desta igreja, para a qual foi oferecido o altar e outro mobiliário litúrgico que esteve ao serviço da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima até à sua também recente remodelação. O padre Vítor Coutinho quis frisar essa união e sublinhou que “não é minimamente forçada a ligação temática de uma festa dedicada ao Senhor dos Aflitos numa igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima”. Aliás, “a Mensagem de Fátima pode resumir-se na vinda de Nossa Senhora a lembrar-nos que Deus está sempre presente nas aflições da humanidade e da nossa vida pessoal”, afirmou. Se as leituras do dia apontavam para o desprendimento dos bens materiais e para o centrar da vida no que é realmente importante, “o segredo da felicidade está nessa confiança em Deus que nos ama e nos acolhe sempre”, concluiu.

Após a procissão pelas ruas da freguesia, a festa continuou com a animação num arraial onde a restauração e os jogos populares são dos principais atrativos, especialmente a “corrida de cântaros” de segunda-feira.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.