Golpilheira (Batalha): Festa do Acolhimento com bolinhos

No passado dia 1 de novembro, a Comunidade Cristã da Golpilheira celebrou a Festa do Acolhimento com as 14 crianças que iniciaram este ano a catequese.

Integrando a procissão de entrada, entraram acompanhadas pelas catequistas e por alguns dos jovens da Comunidade crismados no ano passado. Cada um deles recebeu, assim, como que um “padrinho” que lhe testemunhou a alegria de ter recebido a fé durante o percurso catequético que estes agora iniciam. E assim se apresentaram, diante do altar, a todos os fiéis que enchiam a igreja de Nossa Senhora de Fátima.

A Missa foi especialmente participada por todas as crianças desde centro de catequese pertencente à paróquia da Batalha. Dado ser a solenidade de Todos-os-Santos, todas participaram no ofertório, levando um saquinho com o “bolinho para Jesus” até ao altar.

À saída da celebração, esses bolos foram distribuídos por todos os miúdos e graúdos que nela participaram, assinalando esta bonita e antiga tradição de pedir e oferecer o “bolinho”, que se mantém bem viva nesta aldeia. Prova disso foi o facto de as crianças terem vindo de casa já prevenidas com os seus sacos, partindo logo da igreja, de porta em porta, a espalhar o célebre “ó tia, dá bolinho?”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.