Decorreu, no dia 14 de outubro, a abertura solene de um novo ano de catequese. Foi na celebração da eucaristia dominical. A igreja estava repleta de fiéis, entre crianças e adolescentes, catequistas, pais e outros membros da comunidade.
São 159 as crianças e adolescentes que agora iniciam o novo ano. Vão acompanhá-las 19 catequistas.
A celebração decorreu com vivacidade, tendo como quadro de fundo o episódio bíblico da aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos de Emaús. Após a proclamação deste Evangelho, o pároco ajudou a perceber que a catequese deve ter o mesmo dinamismo interior que brota do episódio em referência: Como Jesus com os discípulos de Emaús, o catequista aproxima-se, faz caminho, anuncia a Palavra e suscita o encontro com Jesus ressuscitado que se manifesta na Palavra e na fração do pão; como os discípulos de Emaús, crianças e adolescentes são Companheiros na descoberta de Jesus para O conhecerem e se tornaram seus discípulos, amando-O e seguindo-O com alegria e entusiasmo.
A esta reflexão seguiu-se o compromisso dos catequistas e também o compromisso dos adolescentes do 10.º ano que se disponibilizaram para serem companheiros em catequese das crianças do 1.º ano, que agora iniciam a sua caminhada, esforçando-se por serem para elas presença amiga e testemunhas da beleza e da alegria de ser cristão.
Nesta abertura do novo ano de catequese, houve ainda oportunidade para evocar a memória e prestar homenagem aos catequistas que se dedicaram a esta missão da catequese ao longo de vários anos. Foram 10 os que se apresentaram. O pároco manifestou-lhes a gratidão da paróquia, entregando-lhes como lembrança uma imagem de Jesus ressuscitado. Nesta homenagem mereceu especial referência a jovem Marisa, recentemente falecida, catequista enquanto a saúde lho permitiu, com uma paixão grande pela catequese.
In A Voz da Freixianda