Freixianda: Festa dos Pastorinhos com novas imagens

“Apresentar às crianças e adolescentes, aos jovens e adultos, a toda a comunidade paroquial, os Beatos Francisco e Jacinta Marto, neste ano centenário das aparições de Fátima, como modelos de santidade e intercessores no caminho para Deus, foi o grande objetivo da Festa dos Pastorinhos, realizada no dia 19 de fevereiro, na igreja paroquial”.

O relato é do jornal A Voz da Freixianda, adiantando que “dela constou também a bênção das suas imagens que, a partir daquela data, ficaram expostas à veneração de todos, no oratório de Nossa Senhora de Fátima e dos Pastorinhos, ainda em construção na igreja paroquial”.

Com numerosa presença de paroquianos, participaram ativamente as crianças e os adolescentes da catequese na animação litúrgica da celebração. O pároco, padre Joaquim Batista, sublinhou na homilia “as virtudes e a santidade dos Pastorinhos, que levaram a Igreja a declará-los beatos, bem-aventurados, dignos de culto e veneração: o seu amor a Deus, ao ‘Jesus Escondido’ e a Nossa Senhora; a sua atenção, amor e dedicação aos pobres; os seus sacrifícios e oração oferecidos pela conversão dos pecadores”.

Um momento importante da celebração foi a bênção das duas novas imagens dos Pastorinhos, que incorporaram pela primeira vez a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. “A oração do terço e o canto do Ave de Fátima ecoaram pelas ruas da nossa vila, numa grandiosa manifestação de fé, louvor e confiança na Virgem de Fátima e nos Beatos Francisco e Jacinta Marto”, conta o jornal da paróquia.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress