Na tarde de 18 de junho, a paróquia da Freixianda assinalou com uma Missa campal o encerramento do ano catequético. Crianças, adolescentes, catequistas e muitos familiares juntaram-se no parque de lazer local, cujas árvores frondosas e água corrente ajudaram a suportar as altas temperaturas que se faziam sentir.
Segundo o pároco, “o objetivo era reviver o percurso de fé feito ao longo do ano, nos encontros semanais, nas festas específicas de cada ano de catequese, nas campanhas para a vivência dos tempos litúrgicos e noutras iniciativas relacionadas com a temática do ano pastoral, na paróquia e na diocese, a partir do centenário das Aparições de Fátima”.
No jornal A Voz da Freixianda, o padre Joaquim Baptista conta que “ao longo da Eucaristia, numa dinâmica previamente pensada, com a colaboração dos catequistas e o envolvimento de crianças e adolescentes, foram sendo evocados os vários momentos e iniciativas, desde o presépio ao jeito da Loca do Cabeço até às casas de oração ao jeito da Capelinha das Aparições, desde a festa de Natal que encenou as aparições do Anjo e de Nossa Senhora à Festa dos Pastorinhos, cujas imagens foram introduzidas na igreja, por ocasião do dia da sua festa litúrgica”.
Mas esta festa de encerramento também teve novidades, como a apresentação de frases-chave da mensagem de Fátima em bandeiras, feitas pelas crianças com a colaboração dos catequistas, ao longo das últimas semanas. “Emprestaram ao evento um colorido diferente e foram ocasião de realçar as orações e apelos do Anjo e de Nossa Senhora”.
No final da celebração, animada pelo coro infantil e juvenil, cada catequizando recebeu do seu catequista o diploma de passagem de ano e do pároco agradeceu o empenho de todos ao longo de mais uma no catequético. Não deixou de lembrar que “para a amizade com Jesus não pode haver férias”.
Apesar do grande calor, houve ainda quem ficasse para o lanche partilhado, jogos e convívio que seguiu pela tarde.