Na segunda-feira, 3 de outubro, comemoração do “trânsito de S. Francisco”, isto é, da sua morte, a comunidade dos franciscanos de Leiria recebeu o seu novo guardião, na pessoa de Frei José Pinto Pereira da Costa.
A presidir à celebração esteve o provincial dos franciscanos portugueses, frei Armindo Carvalho, natural da paróquia dos Marrazes.
Guardião é o nome dado pelos franciscanos ao ministro que preside à comunidade e ao convento como “servo dos outros irmãos”.
O frei José Pinto vem do Seminário da Luz, em Lisboa, e “foi eleito em Congresso Capitular” no passado dia 29 de junho. Como símbolo do novo cargo, recebeu “o carimbo da Fraternidade” e foi saudado pelos irmãos que a constituem. O novo guardião, que já conhece bem Leiria e o seu convento, prometeu dar o melhor de si no desempenho do cargo e disse esperar a colaboração dos irmãos e de quantos são seus amigos e lhes dão apoio.
Participaram na celebração fiéis leigos e religiosas e ainda o vigário geral da Diocese, padre Jorge Guarda, e o pároco de Leiria, padre Gonçalo Diniz.