Frederico Fezas Vital defende que nunca é tarde para sonhar…

Na conferência, que se realizou na aula magna do Seminário Diocesano de Leiria a 6 de janeiro, integrada no ciclo do projeto “Escuta-me”, da Cáritas Jovem, Frederico Fezas Vital apresentou-se descontraído com um espírito bastante terra a terra, fazendo-se valer do seu poder de comunicação para inspirar as cerca de 50 pessoas presentes.

Os sonhos têm prazo de validade? Foi a esta questão que começou por responder, dizendo que “um sonho que não existe morre à nascença. É preciso vencer grandes obstáculos que são comuns a todos: a nossa cabeça e o medo”.

Ao longo da sua vida, Frederico desdobrou-se em várias facetas. Nascido numa família em que o pai era contabilista e a mãe artista de música, Frederico foi advogado, bancário e dono de uma editora. Estes foram alguns dos ofícios que teve até se encontrar com uma vontade inadiável de ser útil aos outros, ajudando-os a realizar os seus sonhos, “desmistificando a impossibilidade da sua realização”.

Foi então que nasceu a “Terra dos Sonhos”, uma organização que funciona há 10 anos. Entre conhecer o Cristiano Ronaldo, ir à Lapónia ou conhecer os Tokio Hotel, Frederico e a sua equipa ajudam a realizar os sonhos de crianças em fase terminal.

“O nosso primeiro sonho, pôs tudo em causa! O João Pedro tinha o sonho de conhecer o Simão Saborosa. Naquela altura, nós e o próprio Simão tivemos semanas a preparar uma festa no centro de treinos do Seixal. No grande dia, marcámos com o João Pedro e com os pais para aparecer às 9 horas no Seixal. Eram 11 horas e nada. Foi quando o pai do menino nos telefonou a dizer que ele tinha falecido durante a noite. Pusemos tudo em causa. Nesse dia à noite, estava a falar com um amigo que me contou que o seu filho lhe tinha pedido para o ensinar a andar de bicicleta. Ele adiou, dizendo que era tarde e que era perigoso, pois as ruas estavam escuras. «Já é tarde, fica para amanhã». Sabem o que a criança respondeu? «E se amanhã for outra vez tarde?» Quando o meu amigo me contou isto, soube que tínhamos de continuar”.

Desde então, já contam com 620 sonhos realizados. “Visitar uma fábrica de material escolar, foi talvez o que mais me comoveu pela sua simplicidade. Tiago tinha capacidade de locomoção reduzida e, como tal, nunca tinha tido muito contacto com a escola. O entusiasmo das primeiras semanas, quando pela primeira vez abríamos aquela caixa de lápis a cheirar a novo, era algo que faltava a Tiago. Foi um dia comovente, tanto para Tiago como para os trabalhadores da fábrica.”

Foi também na “Terra dos Sonhos” que foi criada a “Unidade de Felicidade”, a primeira unidade de saúde emocional do país, que quer um dia chegar a todos os hospitais do País.

O seu testemunho na conferência foi revelador de um espírito crítico muito aguçado, relativamente a tudo o que o rodeia, demonstrando que todos podemos tomar caminhos improváveis, desde que o nosso coração, equilibrado pela nossa cabeça, nos diga que o podemos e devemos tomar.

Em breve na TV

Toda a conferência foi gravada pela Angelus TV, a primeira televisão católica portuguesa (PT-PT), cuja primeira emissão será em fevereiro, e que transmitirá as conferências do “Escuta-me” como conteúdo da sua programação.

A próxima convidada do projeto “Escuta-me” da Cáritas Jovem de Leiria-Fátima será Arlete Crisóstomo, pediatra leiriense que, no dia 3 de fevereiro, falará do tema: “Nasceu. E agora?”.

Por sua vez, a 3 de março, Kitó Ferreira, treinador dos Leões de Porto Salvo Futsal, dará o seu testemunho na conferência “Espírito Vencedor”.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.