Fraternidade Franciscana Secular: ser testemunho do carisma ao jeito de São Francisco

Por ocasião das comemorações dos 400 anos da presença da Fraternidade da Ordem Franciscana Secular em Leiria, entrevistamos Luís Gomes...

Por ocasião das comemorações dos 400 anos da presença da Fraternidade da Ordem Franciscana Secular em Leiria — com celebrações no próximo dia 8 de junho, sábado, na igreja de São Francisco —, entrevistámos Luís Gomes que é, actualmente, o responsável, ou ministro, como se diz na linguagem própria da Ordem.

O Luís Gomes é natural do Tubaral, Caranguejeira, e advogado desde 1978. Integrou a Ordem Franciscana Secular no ano de 1992 por convite do, então, Ministro da Fraternidade, Luís Roda e do assistente espiritual, frei Adelino Pereira.

Muito do que é, resulta da formação recebida dos padres franciscanos com quem tem mantido sempre estreita ligação, desde que ingressou nos colégios franciscanos de Leiria e Montariol (Braga) onde fez o 7º ano do Liceu.

No ano de 1997 foi eleito ministro, eleição que se repetiu por mais dois mandatos de três anos cada um. No ano de 2015 voltou a ser eleito ministro eleição que se repetiu, também por mais dois mandatos, o último dos quais terminará em novembro do corrente ano.

O que é a Fraternidade da Ordem Franciscana Secular? E um franciscano secular?

A Ordem Franciscana Secular é uma Ordem reconhecida e aceite pela Igreja Católica em todo o mundo como uma forma de vida. Temos uma Regra e Estatutos aprovados pela Santa Sé. Esta Ordem é constituída por fraternidades que estão abertas a todos os cristãos seculares. Aqui, há lugar para todos, pois procuramos viver segundo o Santo Evangelho.

O projeto de vida de todo o cristão, e especialmente de todo o franciscano secular, é seguir a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme os ensinamentos revelados através do Santo Evangelho.

Depois de um tempo de formação e de acordo com a sua vocação, o formando faz a sua profissão de vida evangélica e torna-se irmão da Ordem Franciscana Secular, pertencendo a uma fraternidade local.

Assim, o franciscano secular é aquele que, no mundo – no trabalho, na família, na sociedade – procura, com o seu exemplo de vida, adotar e transmitir os princípios e valores propalados por São Francisco de Assis, baseados na vivência do Santo Evangelho.

Quantos membros integram a Fraternidade de Leiria?

Atualmente, a Fraternidade da Ordem Franciscana Secular de Leiria tem 41 irmãos, sendo que alguns estão ainda em formação.

Ao celebrar os 400 anos da Fraternidade, quais os momentos da história da presença da Fraternidade em Leiria que pretende relevar?

Ao celebrar os 400 anos da Fraternidade, queremos destacar vários momentos importantes da nossa história em Leiria.

Em 1719, foram decorados os anexos à ‘Capela dos Terceiros’ na Igreja de S. Francisco com um conjunto de cerca de 3000 azulejos que retratam a vida de S. Francisco.

Em 1861, o Estado entregou à Ordem Franciscana Secular a Igreja de S. Francisco, que tinha sido retirada aos frades em 1834, aquando da extinção das Ordens Religiosas.

Foi implementada, em parceria com o então Governo Civil, uma colónia de férias em Peniche para crianças de famílias com poucos recursos económicos.

Na década de 1960, foi construído o Bairro de S. Francisco para famílias pobres, que atualmente acolhe, gratuitamente, 34 famílias.

Em 1972, é edificado o Lar de S. Francisco, que se tornou uma IPSS e funciona como Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e, durante algum tempo, uma cantina social.

Também foi um marco importante a reconstrução da igreja de S. Francisco na década de 1990, reabrindo-a em junho de 2000 como um espaço de culto, vivência franciscana, cultura e momentos celebrativos.

A mais conhecia por “Ordem Terceira de São Francisco”, sempre teve um papel importante na sociedade civil, nomeadamente na área assistencial aos mais pobres. Actualmente, como se manifesta essa presença?

Atualmente, a presença assistencial da Fraternidade da Ordem Franciscana Secular de Leiria assenta em várias áreas.

Destaca-se o Lar de S. Francisco funciona como Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centro de Dia, acolhendo um total de 66 utentes. Para além desse serviço, concedemos gratuitamente casas no Bairro de S. Francisco a famílias carenciadas, onde atualmente vivem 34 agregados familiares. Também distribuímos o ‘Pão de Santo António’ todas as terças-feiras, e entregamos cabazes alimentares a 35 agregados familiares uma vez por mês.

Ao nível religioso, celebramos a Eucaristia na igreja de S. Francisco aos domingos às 10h00 e terças-feiras às 10h00.

A igreja de S. Francisco está disponível para a realização de eventos culturais, como concertos musicais, tendo já acolhido três concertos promovidos pelo Órfeão de Leiria este ano, entre outros momentos celebrativos.

Para além da actividade assistencial, que outras ações realiza a Ordem Franciscana Secular?

Além do referido anteriormente, a Fraternidade realiza anualmente a festa da família e de Natal com os utentes do Lar de S. Francisco e respectivos familiares e, mensalmente, organiza a reunião com os irmãos que nela possam participar. Por outro lado, participa a nível nacional e regional nas actividades promovidas pelos respectivos conselhos, destacando-se os encontros nacionais e regionais de Fraternidades.

Como se integra a Fraternidade no âmbito pastoral da Diocese de Leiria-Fátima?

A fraternidade da Ordem Franciscana Secular de Leiria está integrada nas propostas pastorais que são apresentadas pela Diocese, participando os irmãos professos na vida das suas paróquias, bem como na vida pastoral do convento dos padres franciscanos.

Que projectos tem a Fraternidade a médio e longo prazo?

Quanto a projectos, a Fraternidade pretende dar continuidade às actividades pastorais, culturais e sociais que desenvolve e melhorar e intensificar as respostas a esses desafios e exigências que nos são feitas também por sermos IPSS.

Como entende que será o futuro da Ordem Franciscana Secular na região e no próprio país?

A Ordem Franciscana Secular de Portugal continuará a fazer o seu trabalho de pastoral social nos vários locais onde existe, a ser testemunho do carisma franciscano ao jeito de Francisco e Clara de Assis, vivendo o Santo Evangelho, a participar nas actividades locais, regionais, nacionais e internacionais da Ordem e de todos os ramos da família franciscana da qual é parte integrante. Certamente com um número mais reduzido de irmãos professos, mas com a esperança de fazer caminho com os mais novos da Juventude Franciscana de Portugal que são também parte integrante da OFS no nosso país e no mundo.

Criação de Unidades Pastorais e equipas presbiterais
5 de Março
Jubileu das Vocações
17 de Maio
, às 09:00
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress