Fraternidade da Ordem Franciscana Secular de Leiria está a comemorar os 400 anos da sua fundação. A fim de marcar a efeméride, está a ser preparado um programa para o próximo dia 8 de junho, sábado, na igreja de São Francisco, ao lado da antiga moagem.
O programa inicia às 15h30 com a celebração da Eucaristia solene presidida pelo bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas. Às 17h00 haverá um momento musical com o grupo coral Mezzo, dirigido pelo maestro Jorge Narciso.

A Ordem Franciscana Secular é uma Ordem reconhecida e aceite pela Igreja Católica em todo o mundo como uma forma de vida. Têm uma Regra e Estatutos aprovados pela Santa Sé. Esta Ordem é constituída por fraternidades que estão abertas a todos os cristãos seculares.
Breve história da Fraternidade
Em Leiria, a Ordem Franciscana está presente desde 1624, inicialmente na antiga moagem, junto à igreja de S. Francisco. A Ordem foi sofrendo alterações com o decorrer dos anos. Ainda assim, em 1941, foi tomada posse do atual Convento da Portela por três sacerdotes da primeira Ordem, sede da Ordem Franciscana Secular de Leiria. Por esta altura iniciaram-se atividades de cariz social e caritativo com o apoio de Carolina Ferreira Ribeiro (Colónia de Férias, habitação social no Bairro de S. Francisco e distribuição de roupas e outros bens a pessoas carenciadas), as quais são mantidas ainda hoje.
Antes de ser transformado em espaço de alojamento para pessoas idosas, o agora Lar de São Francisco pertencia à Associação Protectora dos Pobres que neste local distribuía a “sopa dos pobres”. Na época, era Vice-Ministra da Fraternidade a irmã terceira Carolina Ferreira Ribeiro, uma mulher dinâmica que pretendia construir um lar de idosos na cidade, facto que se realizou a 16 de outubro de 1972 quando um casal de idosos, com problemas socioeconómicos, solicitou ajuda à Ordem Terceira.
O Lar de São Francisco é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que, tal como outra qualquer, segue o objetivo de dar relevância ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos. Atualmente, dedica-se a receber e apoiar pessoas idosas do concelho de Leiria, através de duas respostas sociais: Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia para Idosos.
Situado na união de freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes (de acordo com a nova reorganização administrativa do território), pertence ao concelho e distrito de Leiria, que ocupa uma posição bastante privilegiada, tanto no nosso país (por se situar na região centro e na zona do Pinhal Litoral) como na cidade – por estar próximo do Parque dos Caniços que tem uma paisagem bastante atrativa e um percurso pedonal que se estende ao longo de todo o Rio Lis. O Lar de São Francisco beneficia de uma localização geográfica invejável, o que confere o melhor acesso, por um lado, aos serviços e entidades locais e, por outro, a percursos pedestres que incentivam à mobilidade e autonomia física dos idosos.