Franciscanos comemoram 800 anos em Portugal: Bispo de Leiria-Fátima agradece presença na Diocese

O Convento da Portela, em Leiria, acolheu, no passado dia 4 de outubro, uma celebração comemorativa dos 800 anos da presença da Ordem Franciscana em Portugal.

A Eucaristia, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, foi concelebrada pelo guardião deste convento, frei José Pinto, e outros sacerdotes franciscanos e diocesanos, com a participação de várias dezenas de fiéis, na sua grande maioria amigos e benfeitores dos Frades Franciscanos. Animada pelos coros da igreja e do convento de São Francisco, a celebração contou também com a presença das irmãs Clarissas do Mosteiro de Monte Real, muitos irmãos da Ordem Franciscana Secular e vários membros de congregações religiosas femininas da cidade.

Foi no ano de 1217 que São Francisco de Assis reuniu algumas centenas de frades, no chamado Capítulo da Esteiras, para os enviar em missão pelo mundo. Ele próprio partiria para o Egipto e para Terra Santa. Para Portugal são enviados dois grupos de irmãos, fixando-se um deles com frei Zacarias em Alenquer e outro com frei Gualter em Guimarães. A Leiria chegariam um anos depois, em 1232 ou 1233, construindo um convento junto ao rio Lis, recentemente restaurado.

Foi essa presença de 8 séculos no nosso país que o atual Convento dos Franciscanos quis assinalar nesta Ação de Graças. Na homilia, D. António Marto manifestou o seu “reconhecimento e agradecimento à família franciscana pelo seu testemunho e serviço na Diocese” ao longo do tempo, refere o vigário geral, padre Jorge Guarda, que esteve também presente. Em nota enviada ao PRESENTE, o frei Álvaro Cruz da Silva completa que o Bispo diocesano “com base num profundo conhecimento da vida de São Francisco e do carisma franciscano, exortou os presentes a uma redobrada vivência deste espírito”.

Um outro testemunho, enviado por Luís Jesus Sobreira, conta que, no convívio de confraternização que se seguiu, em “ambiente cordial e familiar”, frei José Pinto agradeceu a presença de tantos amigos da Ordem Franciscana e D. António Marto se despediu com o lema franciscano de “paz e bem a todos”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.