Franciscanas da Divina Providência celebram 75 anos de existência

As Irmãs Franciscanas da Divina Providência iniciaram as comemorações dos seus 75 anos de existência, no passado sábado 25 de março, com uma Missa de ação de graças, na igreja paroquial de Fátima, presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto.

Na celebração, fizeram a sua profissão religiosa para a mesma congregação as irmãs Bernardina Meni, Maria da Rosa e Rosalina Menezes, todas de Timor Leste (na foto).

Na homilia, D. António Marto exortou as irmãs, especialmente as novas professas, a imitarem Maria na sua fé e disponibilidade para dizer o seu ‘sim’ a Deus e pôr-se ao serviço dos irmãos por amor. E, emocionado, agradeceu às irmãs o seu serviço generoso e dedicado aos mais pobres, nomeadamente as raparigas portadoras de deficiência mental que acolhem e cuidam na Casa do Bom Samaritano, em Fátima.

Além das Irmãs Franciscanas, de outras religiosas, meninas da casa do Bom Samaritano e funcionárias, estavam presentes amigos e amigas das irmãs, bem como o bispo emérito, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, e vários sacerdotes.

A Congregação teve o seu início em 1942, em Fátima, por ação de Ana de Jesus Amorim, impulsionada mais tarde pelo padre franciscano Adelino Pereira. Obteve o seu reconhecimento canónico como congregação de direito diocesano, em 1998, pelo bispo D. Serafim Silva. Tem casas em Fátima, Coimbra e Timor Leste. Como missão na Igreja, estas irmãs dedicam-se “à evangelização e ao cuidado dos mais pobres” procurando distinguir-se “pela excelência da Caridade e pelas melhores práticas no cuidado aos irmãos”, como afirmam no sítio ifdivinaprovidencia.org.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.