Fórum Internacional de Mariologia 2016 será em Fátima

O Papa aprovou a realização do próximo Congresso Mariológico Mariano Internacional em Fátima. O Congresso decorrerá de 6 a 11 de setembro de 2016 e terá como tema “O acontecimento de Fátima, cem anos depois. História, mensagem e atualidade”.

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima e a irmã Ângela Coelho, postuladora para a causa de beatificação dos pastorinhos, participaram nos trabalhos do Fórum Internacional de Mariologia, que decorreu na Universidade Antoniana, Roma, de 7 a 9 de maio. Sob o tema “A mensagem de Fátima entre o carisma e a profecia”, o encontro analisou a mensagem que Nossa Senhora transmitiu aos videntes de Fátima e as suas implicações, numa iniciativa da Pontifícia Academia Mariana Internacional em colaboração com o Santuário de Fátima.

No dia em que arrancaram os trabalhos, o Papa aprovou a realização do próximo Congresso Mariológico Mariano Internacional em Fátima. O Congresso decorrerá de 6 a 11 de setembro de 2016 e terá como tema “O acontecimento de Fátima, cem anos depois. História, mensagem e atualidade”. Esta, será a segunda vez que Fátima acolhe o mais importante momento internacional de reflexão na área da Mariologia. A primeira foi em 1967, no cinquentenário das aparições de Fátima, com iniciativas em Lisboa e em Fátima, sobre o tema “De Primordiis Cultus Mariani – Mariologia patrística”.

 

Outras notícias de Fátima

Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada em Fátima, no dia 12 de maio. O momento insere-se nas “comemorações dos 300 anos” do encontro da imagem da “Mãe Aparecida no rio Paraíba do Sul”, que será celebrado em 2017, quando em Fátima se celebra o primeiro centenário das Aparições. Os dois santuários têm previstas várias atividades em conjunto, informou a Arquidiocese de Aparecida num comunicado enviado à Ecclesia. Cerca de 400 pessoas, entre bispos, padres e devotos da padroeira do Brasil participaram nas celebrações, inseridas na peregrinação internacional de Fátima. Recordamos que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima foi já entronizada, a 17 de maio de 2014, no Santuário Nacional de Aparecida.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima iniciou a peregrinação às dioceses portuguesas, no âmbito da preparação espiritual para as comemorações do centenário das aparições. A peregrinação teve início ontem, 13 de maio, e fará o seguinte percurso: Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores, Porto e Leiria-Fátima.

Os cinco peregrinos atropelados mortalmente foram lembrados em Eucaristia celebrada no dia 11 de maio, na Basílica da Santíssima Trindade. Os cinco peregrinos integravam um grupo de mais de 80 pessoas que vinha de Mortágua para participar nas celebrações do 13 de maio em Fátima e faleceram, em Cernache, Coimbra, na madrugada de 2 de maio, vítimas de atropelamento.

O Coro do Santuário de Fátima está a admitir cantores, até ao próximo dia 31 de maio. Do processo de seleção constará a realização de uma breve entrevista e de uma prova de aferição das aptidões vocais. Os interessados deverão contactar o Serviço de Pastoral Litúrgica do Santuário de Fátima, no edifício da Reitoria, ou pelos contactos 249 539 600 ou musicasacra@fatima.pt.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.