Decorre no próximo dia 29 de janeiro, das 21h00 às 23h00, no auditório paroquial de Santa Eufémia, uma ação de formação intitulada “A beleza e a transmissão da fé”, especialmente destinada aos catequistas das paróquias da vigararia dos Milagres.
Trata-se de uma iniciativa conjunta do Serviço Diocesano de Catequese e do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, que visa “sensibilizar os catequistas para a importância do património cultural no anúncio do Evangelho e dotá-los com as ferramentas básicas de análise do património cultural para, a partir dele, transmitirem os conteúdos de que estão encarregados de transmitir”.
Embora pensada para catequistas, a ação está aberta a todos os agentes pastorais que, de alguma forma, lidem com o património e queiram aprofundar conhecimentos nesta área. Além de uma componente teórica, com os temas “A beleza de Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia” e “O anúncio da fé a partir do património histórico-artístico da minha paróquia”, haverá uma parte prática, constituída por exercícios concretos pensados a partir do património cultural (material e imaterial: obras de arte, património arquivístico, livro antigo, património musical) existente em cada paróquia.
Esta formação irá repetir-se, ao longo deste biénio pastoral, nas vigararias que a solicitem, estando já agendada para o dia 26 de fevereiro na vigararia da Batalha.