Formação na paróquia de Leiria: A importância de apreciar e preservar o património

Sob o tema “A Comunidade e o Património”, realizou-se no Centro Pastoral da Sé, no dia 14 de março, uma ação formativa promovida pelo Departamento do Património Cultural da diocese de Leiria-Fátima, com o principal objetivo de ajudar a comunidade a descobrir o vasto património artístico e cultural da paróquia.

Para tal, abordaram-se temas como: fazer perdurar o património (noções básicas sobre conservação de obras de arte); alerta de situações que pela acção do homem podem fazer desaparecer o património; procedimentos normativos para a salvaguarda do património e, por fim, a história desse património histórico.

Foi percetível o encontro entre memórias e realidades da contemporaneidade, o encontro entre a história ligada à região e ao País. Frisou-se que o património da paróquia não apareceu por acaso, como evidências de acontecimentos, quer políticos, sociais e da própria natureza, que deram a Leiria o que hoje tem.

Ficou a certeza de que é por este património de espaços únicos que a identidade da comunidade é formada. E que cabe a todos preservar o legado dos antepassados nos legaram, com exigência ética na utilização dos espaços, apreciando e lembrando que existiram muitas pessoas que deram o melhor de si e fazer o mesmo pelas gerações vindouras.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress