Formação de iniciação para catequistas e sobre a Escola de Pais

O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima vai promover uma sessão de formação intensiva, no sábado 15 de outubro, no Centro Pastoral Diocesano.

A decorrer das 09h00 e as 17h30, esta é uma proposta para todos os que estão a iniciar a sua missão de catequistas nas comunidades, aos catequistas que ainda não fizeram o Curso de Iniciação, assim como a todos aqueles que tendo já realizado a formação inicial queiram aproveitar a oportunidade de rever as questões essenciais para a preparação e realização da catequese.

Durante a manhã, serão abordados os temas gerais com todos os catequistas: “O que é a catequese: identidade, missão e tarefas”; “O itinerário catequético nacional e as novas propostas catequéticas”; “O ato catequético: dinâmica da opção antropológica”. Durante a tarde, os catequistas serão divididos em grupos por etapas da catequese (1.º ao 3.º ano; 4.º ao 6.º ano; adolescência), de modo a abordarem as questões mais práticas próprias de cada uma: “Os catecismos da etapa (destinatários, objetivos, conteúdos essenciais, principais momentos celebrativos)”; “Como preparar uma catequese: o uso dos materiais catequéticos (guias, catecismos, materiais de apoio)”; “Trabalho prático de preparação de uma catequese em pequenos grupos”. Para este trabalho, deverão trazer o respectivo guia e catecismo.

A participação é gratuita, mas os interessados deverão inscrever-se até ao dia 12 de outubro, para a preparação dos materiais necessários. Há a possibilidade de almoçar no Seminário, com um custo de 7,50 euros por pessoa. Contactos no sítio do SDC.

 

Escola paroquial de pais

2016-10-04 sdcNo dia 21 de outubro, sexta-feira, também no Centro Pastoral Diocesano, às 21h00, haverá um encontro de formação para a apresentação do projeto da “Escola Paroquial de Pais”. A entrada é livre e não precisa de inscrição prévia.

Convidam-se, sobretudo, os párocos, catequistas, membros das equipas de pastoral familiar e outros agentes de pastoral, para que possam conhecer melhor esta proposta que procura envolver as famílias na dinâmica das catequeses das crianças.

A Escola Paroquial de Pais é um projeto acessível e prático, inspirado num modelo de catequese de adultos, especialmente direcionado para os pais que pedem a educação cristã dos seus filhos. Nasce da necessidade sentida por catequistas e famílias de aproximação e colaboração mútua, favorecendo as competências educativas dos pais e outros familiares.

Para cada ano da infância, estão preparados seis encontros de formação para os pais (publicados pelo SNEC em dois volumes), a realizar ao longo do ano pelo catequista que acompanha o grupo ou outro animador paroquial.

 

Curso de Iniciação de Catequistas

Recordamos ainda que o SDC e as Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus vão promover um Curso de Iniciação de Catequistas, de forma intensiva, a decorrer nos fins de semana de 5 e 6 de novembro, 3 e 4 de dezembro, e 7 e 8 de janeiro.

A decorrer no Centro Catequético, em Fátima, para além da formação catequética, psicopedagógica e doutrinal, o programa inclui momentos práticos de preparação e realização de uma catequese, além de toda a vivência espiritual.

As inscrições decorrem até ao dia 21 de outubro, podendo ser feitas para catequeseleiria@gmail.com ou 244825168.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.