No passado dia 10 de junho, em celebração realizada na Escola Básica e Secundária de Ourém, o bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas fez a bênção dos jovens finalistas com as respetivas pastas. Participaram no ato cerca de 750 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da Escola, pais e outros familiares. Trata-se de alunos que estão a completar o 12º ano.
Na sua intervenção, D. José Ornelas manifestou o reconhecimento aos alunos bem como aos seus professores e pais, incentivou-os a prosseguirem o seu caminho não esquecendo os elementos fundamentais da vida, o afeto e a ligação aos outros e a sintonia com Deus, o “satélite” que nos permite a comunicação e nos indica a direção certa na vida.
A diretora da Escola, nos seus agradecimentos a quem preparou a celebração, salientou o trabalho do professor Jorge Martins, docente da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, o que lhe mereceu uma grande aclamação de toda a assembleia.
Toda a celebração decorreu em clima de grande alegria e entusiasmo, atingindo o seu clímax com a chamada de cada aluno, a entrega da respetiva pasta, a bênção com aspersão de água benta e os cânticos que a acompanharam e lhe seguiram.
A paróquia de Nossa senhora da Piedade apoiou e colaborou neste ato litúrgico e deseja aos 172 jovens finalistas os maiores êxitos na continuação dos seus estudos ou na entrada na atividade profissional.
Esta iniciativa começou em 2015, que surgiu do desafio que o mencionado professor fez aos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do 12.º Ano, que foi prontamente acolhido pelo então pároco, padre Manuel Armindo Janeiro, e nesse ano, a celebração realizou-se na igreja matriz, com as famílias.
No ano seguinte, entenderam abrir a proposta a todos os alunos finalistas e, perante a adesão e pelo simbolismo de que se reveste esta celebração, passou a concretizar-se na escola.
O convite a viverem este momento, ano após ano (à exceção dos anos da pandemia), tem vindo a registar um aumento na adesão de alunos e familiares.