Filarmónicas desejam melhor participação nas festas religiosas

No passado dia 26 de abril, no Centro Pastoral Diocesano, em Leiria, a convite do Vigário Geral e com a colaboração do Diretor do Departamento de Liturgia, reuniram-se dirigentes, maestros e contra-mestres de 12 das 17 bandas filarmónicas existentes na diocese de Leiria-Fátima.

O pretexto do encontro foi a participação destas instituições musicais na procissão anual da solenidade do Corpo de Deus, na cidade de Leiria, mas os assuntos abordados estenderam-se à relação das bandas com as comunidades cristãs e a sua atuação nas festas religiosas e noutras ocasiões.

Foram manifestados o desejo e o desafio a uma melhor valorização das bandas filarmónicas nas festas religiosas, colaborando possivelmente com os coros litúrgicos nas missas. Os responsáveis manifestaram a sua preocupação por verem, algumas vezes, as bandas substituídas nas procissões por outro tipo de agrupamentos musicais que não garantem a adequada qualidade musical a tais atos religiosos. Os custos com a participação das bandas tornam-se flexíveis segundo o tempo requerido para a sua atuação, referiram.

O maestro Alberto Roque esteve presente para dar a conhecer a preparação de um concerto comemorativo do centenário da restauração da Diocese de Leiria, em 2018, envolvendo as músicas do Cónego Carlos da Silva com arranjo para as filarmónicas. Será executado pela Banda Sinfónica da Associação de Bandas Filarmónicas do Concelho de Leiria. O maestro aproveitou a oportunidade para lançar os desafios a todas as bandas no sentido de cuidarem da sua valorização e integração nas comunidades de que fazem parte, preparando e oferecendo, por exemplo, concertos de música sacra para realizarem nas igrejas, e partilharem entre si os arranjos que vão fazendo para enriquecerem os respetivos repertórios.

Na próxima procissão do Corpo de Deus, em Leiria, no dia 15 de junho, segundo a escala feita pela Associação das Bandas do Concelho de Leiria, espera-se a participação das bandas filarmónicas de Porto de Mós, Pousos, Soutocico, Vermoil e Vilar dos Prazeres (Ourém).

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente