Celebra-se na quinta-feira 26 de Maio a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Como usual, a celebração diocesana será presidida pelo Bispo, D. António Marto, sendo a Eucaristia às 16h00, no Parque da Cidade (parque do avião).
Daí partirá a procissão com o Santíssimo Sacramento, pelas ruas da cidade, até ao adro da Sé, com acompanhamento pelas filarmónicas da Maceira, dos Marrazes, de Monte Redondo e, se possível, de Pataias.
Além das celebrações nas comunidades, neste Dia Santo que voltou este ano a ser feriado nacional, convidam-se todos os fiéis da Diocese a participarem em grande número na Missa e procissão da cidade de Leiria, sugerindo-se que tragam as faixas coloridas identificativas das diversas vigararias, usualmente usadas na peregrinação diocesana a Fátima. Recomenda-se ainda que se motivem especialmente os ministros extraordinários da Comunhão, os acólitos e, onde a houver, a Confraria ou Irmandade do Santíssimo, tal como a bandeira de cada paróquia para ser levada na procissão.
Segundo determinação do Bispo diocesano, para que todos os fiéis, leigos, religiosos e ministros ordenados possam participar na celebração diocesana, “não deve haver outras acções pastorais nas paróquias na tarde desse dia e, mesmo de manhã, é de evitar que se celebre a Primeira Comunhão das crianças ou outras iniciativas que, na prática, dificultem a participação na celebração em Leiria”.
Festa do 3.º ano da catequese
O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) promove neste dia uma atividade especial para as crianças do 3.º ano da catequese, intitulada “Festa da Eucaristia – Vamos Cear com Jesus”. Coordenada pela Equipa Vicarial de Catequese de Leiria, “será a oportunidade para fazer festa com as crianças, ao mesmo tempo que se procura ajudar a aprofundar o mistério celebrado na Eucaristia, na qual as crianças participaram plenamente, pela Comunhão, durante este ano catequético, além de poderem marcar esta caminhada com um encontro com o Sr. Bispo, na celebração da Eucaristia e na Procissão do Corpo de Deus em Leiria”, aponta o padre José Henrique, diretor do SDC.