Festa do Santíssimo Sacramento em Ourém

No dia 8 de março, domingo, realizar-se-á a Festa do Santíssimo Sacramento, no lugar do Alqueidão, paróquia de Ourém. Entre as 10h00 e as 15h00 estará em exposição o Santíssimo Sacramento para adoração individual ou em grupo. Pelas 15h00, celebrar-se-á a Eucaristia, seguindo-se a procissão à volta do lugar com os andores de azeite.

 

Festa do Coscorão

Ligada a esta celebração, após a procissão, pelas 16h30, decorrerá no salão da igreja a “Festa do Coscorão”, com serviço de bar, petiscos e provas de azeite. A mostra dos coscorões estará dividida em dois grandes sectores: “Os de cá da Terrinha” e “Os das Pastelarias”.

Pelas 17h00, haverá uma “Oficina de Confeção de Coscorões”, destinada ao público a partir dos 6 anos de idade, que poderá conhecer diversas receitas e participar no processo de confeção. Esta iguaria tradicional será de origem mourisca, tendo sido introduzida na Europa pelos cruzados. Por ser um doce com alguma resistência ao tempo, era expressamente feito para longas viagens, principalmente na idade média. Era regado com mel ou sal. A participação está condicionada a inscrição prévia para 966 318 046.

As receitas deste evento reverterão para as obras no salão da igreja do Alqueidão, nomeadamente, melhoramentos dos atuais sanitários e construção de novos, bem como a ampliação do cemitério deste lugar da paróquia e freguesia de Nossa Senhora da Piedade – Ourém.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.