No dia 19 do mês passado as crianças do ano II da catequese da paróquia dos Pousos voltaram à igreja em ambiente festivo. Naquela ocasião foi para celebrar o encerramento deste seu segundo ano de catequese, comemorando o Pai Nosso.
Felizes e sorridentes, proporcionaram à comunidade dominical uma belíssima invocação da oração que Jesus ensinou. E, em diálogo espontâneo e franco , relacionaram o texto com três ou quatro palavras da mesma oração, mas que foram pretexto para aprofundamento de alguns dos vetores do Pai Nosso: “pai” (na novidade do trato a Deus, e na radicalidade do significado mais preciso da palavra “abbá”), “nosso” (enquadrando a comunidade), “pão” (a dignidade espiritual e humana a que todos devem aceder, nas mais variadas expressões e significados) e “perdão” (invocado como provavelmente a mais extraordinária herança da redenção, e como o mais delicado desafio de Deus a cada um de nós).
A estas quase 40 crianças e suas catequistas, juntaram-se os pais e mães (responsáveis, entre outras coisas, pelos trabalhos corais), parte da vasto grupo de músicos e regentes das celebrações com crianças, e numerosa Assembleia de fiéis; a igreja voltou a quase esgotar a lotação dos bancos.