No domingo dia 25 de julho foi o dia de S. Tiago, dito “Maior” para se distinguir do Tiago “irmão” de Jesus, constantemente citado como testemunha privilegiada dos milagres de Jesus. Filho de Zebedeu e irmão de João, foi um dos primeiros Apóstolos a ser chamado pelo Mestre e o primeiro deles a sofrer o martírio no ano 42. Segundo uma tradição antiga, terá sido o primeiro evangelizador da Espanha. (M. Q).
No Arrabalde da Ponte havia a Igreja de Sam.Thiago, que tinha sacrário, e nelle o Santíssimo Sacramento, e por isso era a segunda, que se visitava: tinha beneficiados, como as mais, e fabrica particular, e tombo da Fazenda, que também se conserva no Cartório da Fabrica; tinha Cura, e por freguesia o dito Arrabalde, Monte Real, Amor, Marinha, Riba de Aves, Lagoa, Ruivaqueira, Cazal (O Couzeiro edição 1898).
Em 1828 começa a ser construída a igreja no lugar de Marrazes aproveitando-se materiais da antiga igreja do Arrabalde e com apoios do Rei, cedendo madeiras do pinhal real e também do Bispo D. João, em dinheiro.
No ano de 1829 a igreja está construída e no dia 25 de julho, dia de S. Tiago, Marrazes tem como Padroeiro S. Tiago.
Desde essa data até aos dias de hoje a paróquia de Marrazes, sempre honrou e celebrou a memória de S. Tiago com celebrações litúrgicas e arraial.
A Festa em honra de Tiago foi sempre muito litúrgica, em tempos havia o Sagrado Lausperene, ou o Santíssimo Exposto durante 48 horas, confissões, pregações e depois terminava com Missa cantada e procissão pelas ruas. Mais tarde começou com um tríduo de preparação com pregador e depois o encerramento com Missa cantada e Procissão.
Mais recente, há um tríduo de preparação, na véspera há a celebração da Eucaristia uma procissão de velas Eucarística. No dia de S. Tiago celebração da Eucaristia e procissão e no final convívio. Todas as celebrações tinham e ainda hoje tem, a participação da Filarmónica de S. Tiago de Marrazes.
Este ano apenas os festejos ficaram reduzidos à Celebração da Eucaristia com a participação da Filarmónica de S. Tiago de Marrazes.