Festa de Nossa Senhora do Fetal

Decorreu no passado domingo, dia 4 de outubro, a festa em honra de Nossa Senhora do Fetal, um dos principais acontecimentos religiosos anuais desta comunidade.

De origem e tradições seculares, a festa é sempre precedida por duas procissões noturnas, uma no sábado da semana anterior, para ir buscar a imagem da Virgem do seu Santuário para a igreja matriz, outra no sábado da festa, para a levar de regresso à sua “casa”. A estas procissões acorre sempre um grande número de pessoas,  quer por devoção, quer  para contemplar o espetáculo de luz  decorrente das artísticas e belíssimas iluminações por candeias de azeite feitas a partir de cascas de caracóis. São milhares de “caracoletas” a decorar ruas, edifícios e paisagens, fruto do trabalho e brio anual dos residentes.

Tradicionalmente, realizava-se na igreja paroquial uma novena a Nossa Senhora, durante a semana. Este ano, em vez disso, achou-se por bem que a imagem de Nossa Senhora fizesse a visita aos vários lugares da freguesia e permanecesse um dia em cada um. Foi uma decisão apreciada, a julgar pela numerosa e dedicada participação dos fiéis que encheram as igrejas e as ruas e casas enfeitadas e iluminadas. Foi uma forma de levar a Mãe até mais próximo de seus filhos e estes, especialmente dos lugares por onde passou e permaneceu, souberam mostrar-se  muito gratos.

Fica o reconhecimento aos que organizaram estas festividades e desejo de que a Senhora do Fetal os abençoe, bem como ao residentes e aos muitos que visitaram o Reguengo do Fetal nestes dias.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.