Decorreu no passado domingo, dia 4 de outubro, a festa em honra de Nossa Senhora do Fetal, um dos principais acontecimentos religiosos anuais desta comunidade.
De origem e tradições seculares, a festa é sempre precedida por duas procissões noturnas, uma no sábado da semana anterior, para ir buscar a imagem da Virgem do seu Santuário para a igreja matriz, outra no sábado da festa, para a levar de regresso à sua “casa”. A estas procissões acorre sempre um grande número de pessoas, quer por devoção, quer para contemplar o espetáculo de luz decorrente das artísticas e belíssimas iluminações por candeias de azeite feitas a partir de cascas de caracóis. São milhares de “caracoletas” a decorar ruas, edifícios e paisagens, fruto do trabalho e brio anual dos residentes.
Tradicionalmente, realizava-se na igreja paroquial uma novena a Nossa Senhora, durante a semana. Este ano, em vez disso, achou-se por bem que a imagem de Nossa Senhora fizesse a visita aos vários lugares da freguesia e permanecesse um dia em cada um. Foi uma decisão apreciada, a julgar pela numerosa e dedicada participação dos fiéis que encheram as igrejas e as ruas e casas enfeitadas e iluminadas. Foi uma forma de levar a Mãe até mais próximo de seus filhos e estes, especialmente dos lugares por onde passou e permaneceu, souberam mostrar-se muito gratos.
Fica o reconhecimento aos que organizaram estas festividades e desejo de que a Senhora do Fetal os abençoe, bem como ao residentes e aos muitos que visitaram o Reguengo do Fetal nestes dias.