O mês de agosto, do ponto de vista religioso, é marcado pela solenidade da Assunção da Virgem, a mais antiga e uma das maiores festas marianas. Em Leiria, sendo esta invocação a titular da Sé, por tradição alia-se também a invocação do santuário mariano da cidade e celebram-se, assim, as festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação.
Este ano, o programa da festa contou com algumas particularidades. Pela primeira vez, pois a memória coletiva não regista o facto, a imagem centenária de Nossa Senhora da Encarnação, ao culto no seu santuário, esteve nos dias 13 e 14 à veneração dos fiéis na Sé, em ano jubilar do Centenário da Restauração da Diocese. Foi lá que se cumpriram os últimos dois dias do tríduo preparatório, com a oração do Rosário e celebração da Eucaristia, ao final da tarde, seguindo-se a procissão com a imagem de Nossa Senhora até à igreja de Santo Agostinho, Padroeiro da Diocese, onde se realizou uma celebração mariana. A cidade foi surpreendida pela procissão que há muitas décadas não se realizava pela zona histórica.
O dia 15 de agosto contou com duas celebrações bastante concorridas: às 15h00, no Santuário, a Missa solene pelas intenções dos festeiros e devotos de Nossa Senhora da Encarnação, presidida pelo provedor da respetiva Confraria, padre Pedro Viva; e às 21h00, na igreja de Santo Agostinho, a solene concelebração, presidida pelo Bispo diocesano, cardeal D. António Marto, seguindo-se a procissão de velas até ao Santuário, onde se rezou o rosário e terminando com a consagração da cidade a Nossa Senhora.
Ao longo dos dias preparatórios e particularmente no dia 15, para além dos momentos celebrativos, houve ocasião para o são convívio entre as pessoas e o apreciar do típico arraial das festas religiosas, não faltando os momentos culturais, como são de destacar os concertos da Banda Filarmónica da SAMP ou a atuação do grupo de cavaquinhos do Mestre Vieira.
A Confraria de Nossa Senhora da Encarnação aproveita esta oportunidade para agradecer às pessoas e instituições que generosamente colaboraram na realização dos festejos anuais.
A Confraria