Festa de Nossa Senhora da Encarnação: Imagem venerada na Sé e cidade consagrada a Maria

O mês de agosto, do ponto de vista religioso, é marcado pela solenidade da Assunção da Virgem, a mais antiga e uma das maiores festas marianas. Em Leiria, sendo esta invocação a titular da Sé, por tradição alia-se também a invocação do santuário mariano da cidade e celebram-se, assim, as festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação.

Este ano, o programa da festa contou com algumas particularidades. Pela primeira vez, pois a memória coletiva não regista o facto, a imagem centenária de Nossa Senhora da Encarnação, ao culto no seu santuário, esteve nos dias 13 e 14 à veneração dos fiéis na Sé, em ano jubilar do Centenário da Restauração da Diocese. Foi lá que se cumpriram os últimos dois dias do tríduo preparatório, com a oração do Rosário e celebração da Eucaristia, ao final da tarde, seguindo-se a procissão com a imagem de Nossa Senhora até à igreja de Santo Agostinho, Padroeiro da Diocese, onde se realizou uma celebração mariana. A cidade foi surpreendida pela procissão que há muitas décadas não se realizava pela zona histórica.

O dia 15 de agosto contou com duas celebrações bastante concorridas: às 15h00, no Santuário, a Missa solene pelas intenções dos festeiros e devotos de Nossa Senhora da Encarnação, presidida pelo provedor da respetiva Confraria, padre Pedro Viva; e às 21h00, na igreja de Santo Agostinho, a solene concelebração, presidida pelo Bispo diocesano, cardeal D. António Marto, seguindo-se a procissão de velas até ao Santuário, onde se rezou o rosário e terminando com a consagração da cidade a Nossa Senhora.

Ao longo dos dias preparatórios e particularmente no dia 15, para além dos momentos celebrativos, houve ocasião para o são convívio entre as pessoas e o apreciar do típico arraial das festas religiosas, não faltando os momentos culturais, como são de destacar os concertos da Banda Filarmónica da SAMP ou a atuação do grupo de cavaquinhos do Mestre Vieira.

A Confraria de Nossa Senhora da Encarnação aproveita esta oportunidade para agradecer às pessoas e instituições que generosamente colaboraram na realização dos festejos anuais.

A Confraria

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.