Lisboa, 22 dez 2025 (Ecclesia) – A Comunidade Vida e Paz realizou a sua Festa de Natal, reunindo durante três dias cerca de dois mil participantes em situação de sem-abrigo ou de grande vulnerabilidade, que viveram momentos de alegria e convívio.
Paulo, participante há 37 anos, destacou o valor desta iniciativa: “São três dias felizes. As pessoas são simpáticas e estou muito grato desta festa existir há tantos anos”. Depois de mais de duas décadas a viver na rua e de um AVC há 28 anos, afirma manter no coração quem promove este encontro.
O presidente da Comunidade Vida e Paz, Horácio Félix, sublinhou o empenho de voluntários e colaboradores: “Graças a eles, conseguimos uma festa serena e bonita, com mais convidados do que no ano passado”. A edição de 2025 contou com apoio reforçado na área da saúde, incluindo rastreios e consultas da Faculdade de Medicina Dentária e da Fundação ESILOR, que também ofereceu óculos aos participantes.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, destacou o trabalho desenvolvido como fonte de força e esperança, reforçando a importância da humanidade e do compromisso com o outro. O reitor da Universidade de Lisboa, Luís Manuel Ferreira, realçou a cedência do espaço da Cantina Universitária como um gesto de inclusão e proximidade com os que mais precisam, transmitindo valores essenciais a alunos e profissionais.