No domingo 28 de dezembro celebra-se a festa da Sagrada Família. O Departamento de Pastoral Familiar da diocese de Leiria-Fátima enviou às paróquias uma sugestão para que “deem um caráter mais familiar à Eucaristia, convidando-as para uma participação mais ativa na celebração”.
Para tal, adianta algumas propostas, como o envolvimento de famílias na liturgia, desde o acolhimento à entrada das igrejas e procissão de entrada aos serviços de acólitos, leituras e peditório. Foi ainda elaborada uma pagela com uma oração que poderá ser usada no momento de pós-Comunhão, envolvendo o diálogo entre os membros de um casal, os filhos e toda a assembleia. Os materiais poderão ser descarregados no blog maisemelhorfamilia.blogspot.pt.
Segundo o padre José Augusto Rodrigues, diretor do DPF, pretende-se aproveitar a oportunidade desta festa para sublinhar a dimensão familiar da quadra do Natal, enchendo “este imaginário natalício – tantas vezes exageradamente superficial e comercial – com os valores cristãos que recebemos da simplicidade do presépio e da humildade de um Deus que se faz próximo para nos salvar”.