Festa da Primeira Comunhão nos Marrazes

A igreja estava com motivos de festa, para receber as quatro crianças e as suas famílias, que foram acolhidas pelas catequistas que as conduziram aos lugares reservados para elas.

No domingo dia 13 de dezembro, as crianças do centro dos Marrazes fizeram a sua Primeira Comunhão na Missa dominical, o Domingo da Alegria. A igreja estava com motivos de festa, para receber as quatro crianças e as suas famílias, que foram acolhidas pelas catequistas que as conduziram aos lugares reservados para elas.

As primeiras palavras do presidente da celebração foram de introdução aos dois momentos importantes que estávamos a celebrar; a alegria que nos era anunciada pela Palavra de Deus e a alegria das crianças de receberem Jesus Pão da Vida, pela primeira vez.

Salientou que alegria tem que ser uma das diferenças que nos distinguem como cristãos. Para nos lembrar de sermos alegres e como era o domingo da alegria, pediu a uma criança que acendesse a terceira vela do advento

As leituras foram proclamadas pelos pais. Na homilia, o presidente da celebração dirigiu-se às crianças em linguagem infantil dando grande sentido ao que estávamos a celebrar,

Partindo das leituras do dia, falou da alegria.

“Este domingo é para nós cristãos um momento de estarmos alegres, porque se aproxima a celebração do Natal, não de um natal voltado para os momentos de festa exterior, mas um natal para o qual temos vindo a preparar o nosso coração desde o início do advento.

Este dia é um dia muito importante para cada um de vós, porque vão receber no vosso coração Jesus, estamos a fazer festa em redor da mesa onde todos os domingos se reunimos, também é um sinal de que estão a crescer. Foram batizados, vieram mais tarde à catequese e hoje estão aqui para com os mais adultos participarem nesta importante refeição.”

Na despedida o presidente disse às crianças que agora tinham a responsabilidade de serem melhores e de ser mais alegres.

Neste mesmo dia também receberam o sacramento do Crisma, jovens da paróquia dos Marrazes. A celebração decorreu em Fátima na Basílica da Santíssima Trindade.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...