Festa da Palavra em Mira de Aire

Mais significante que tudo, foi, sem dúvida - além dos protagonistas principais, as crianças do 4º ano - o envolvimento efectivo dos pais e familiares com as catequistas.

Com a igreja de Mira de Aire primorosamente preparada, com o lugar da Palavra de Deus (ambão) bem evidenciado, os catequizandos do 4º ano da catequese receberem, no dia 15 de evereiro, cada um nas suas próprias mãos, a Bíblia Sagrada. Mais significante que tudo, foi, sem dúvida – além dos protagonistas principais, as crianças do 4º ano – o envolvimento efectivo dos pais e familiares com as catequistas. Aí está toda a beleza e sentido pleno deste gesto, tão simples e tão simbólico.

O sentido da festa, como é habitual chamarmos a estes acontecimentos no ano catequético, passa muito pela interacção e partilha entre pais, crianças e catequistas. Tudo foi preparado com atenção, todos se envolveram… e é isso que dá alegria genuína e gosto pelo caminho da catequese. Felizes as catequistas, felizes os pais e sobretudo felizes as crianças que receberam esta preciosa ‘bússola’ de vida e luz para guiar.

Como as mães (e pais) também este filhos e filhas saibam ‘fingir’ (no sentido que foi referido, que quer dizer guardar no coração e ‘fechar a torneirinha’), mesmo quando há vontade de derramar lágrimas ou até quando não se consegue exprimir tudo, também nas alegrias.
Feliz também a comunidade paroquial, especialmente os que tiveram a graça de ‘deixar’ outras coisas para ter este tempo e participar e partilhar os dons da fé na Eucaristia com estas crianças.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress