A comunidade paroquial da Maceira vai realizar nos dias 30 de abril, 1 e 2 de maio uma edição especial da “Festa da Amizade”, na preparação para a comemoração dos 500 anos da Paróquia, que ocorre em 2017.
Esta era uma iniciativa que reunia centenas de pessoas, nas décadas de 60 e 70, com atividades organizadas pelos vários grupos de jovens existentes. “Muitos dos que hoje são ativos na paróquia pertenceram a esses grupos”, lembra o padre Marcelo de Moraes numa nota enviada ao PRESENTE sobre o “regresso” desta festa, adiantando que o lucro reverterá para as obras da futura ampliação da igreja paroquial.
Assim, a abertura será na quinta-feira, dia 30 de abril, com uma sessão solene em que o padre e historiador Luciano Cristino falará sobre “Maceira antes de 1517”. Nessa noite será cantado pelo coro paroquial um hino composto para a Padroeira, Nossa Senhora da Luz, e inaugurada a exposição “Raízes da Fé”, que reúne algumas das obras de arte sacra mais relevantes da paróquia.
No feriado de 1 de maio, estará exposto o Santíssimo das 10h00 às 19h00, hora a que se celebrará a Missa. À noite haverá “Sopas da Amizade” e um “Concerto de Oração”, no salão paroquial, com a atuação e coordenação do pároco e outros paroquianos.
No sábado, ganham relevo as atividades da catequese, até à Missa das 19h00. Pelas 15h00 será também organizada uma “Caminhada da Fé” e um trilho de BTT. A noite contará com muita animação, à volta das “Tasquinhas das Capelas”, montadas no parque do salão paroquial.
O programa festivo foi preparado pelo pároco e o Conselho Pastoral Paroquial, que estão a organizar um conjunto de iniciativas de preparação dos 500 anos da Paróquia. Adianta-se já que, em 2016, será realizada uma “Santa Missão”, outra das iniciativas que marcaram a caminhada de fé desta comunidade no passado.