Fátima propõe oficinas pastorais sobre a Infância Missionária

A Escola do Santuário de Fátima, desenvolvida pelo recém-criado Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, vai realizar, no terceiro fim de semana de outubro, dias 20 e 21, a primeira Oficina Pastoral sobre a “Infância Missionária”.

Esta primeira experiência de oficina será centrada nos santos Francisco e Jacinta Marto, como padroeiros da infância missionária, e está aberta a inscrições gratuitas, especialmente para agentes que trabalham esta temática.

A proposta é de um itinerário ao longo de um dia de sábado e manhã de domingo, numa “abordagem progressiva em torno da vida dos Pastorinhos, procurando perceber como é que eles viveram esta dimensão missionária da Igreja”, refere o padre José Nuno Silva, diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

De acordo com o programa, em cada um dos períodos desta oficina haverá uma proposta de leitura da vida de Francisco e Jacinta e do modelo de santidade que constituem nesta dimensão missionária. Depois, haverá trabalhos de grupo para aprofundar a temática, terminando em plenário de partilha da reflexão. Pretende-se que, no final da oficina, “se consiga ter quatro propostas pastorais para a animação da Infância Missionária”, partindo do modelo de santidade dos Pastorinhos. Sendo já patronos da Infância Missionária em Portugal, “há o desejo e até algumas diligências” para essa declaração se estenda à Igreja universal, refere o padre José Nuno.

Até ao final do próximo ano pastoral, serão desenvolvidas mais duas oficinas, uma para catequistas (fevereiro) e outra para operadores e dinamizadores de peregrinações (julho).

Recorde-se que estas oficinas temáticas estão inseridas na proposta mais alargada da Escola do Santuário, aberta ao público em geral, que inclui a formação mais sistemática num Curso sobre a Mensagem de Fátima e a vertente mais vivencial dos Itinerários de Espiritualidade. As sessões do curso decorrem no terceiro fim de semana de cada mês, sendo o próximo a 17 e 18 de novembro, sobre a visão da eternidade na Mensagem de Fátima. A mesma regularidade acontece com os itinerários de espiritualidade, sendo os primeiros quatro sobre o Rosário, a começar a 15 e 16 de dezembro.

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.