O Santuário de Fátima recebe, nos dia 7 e 8 de maio, mais uma edição do “Fátima Jovem” organizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).
Neste ano de 2016 o tema da peregrinação jovem àquele santuário mariano “Maria, Mãe de Misericórdia” reflete o ano jubilar da misericórdia vivido por toda a Igreja.
“Peregrinar à casa da Mãe, nesta preparação do centenário das aparições, é uma proposta de evangelização dos jovens, que privilegia a vertente espiritual e a reflexão da Fé” refere, em comunicado, o DNPJ.
Para este organismo católico a peregrinação pretende ser “um encontro de compromisso”, e quer chegar “aos jovens de todas as dioceses, para que os jovens católicos portugueses descubram o sentido significado e valor da vida e que iluminados pelo sopro do Espirito Santo, o levem depois para as regiões claras da vida e reafirmem esse compromisso em todas as dimensões: na família, na paróquia, na escola, no trabalho, no grupo de amigos”.
«Novos Olhares» animam Peregrinação
O DNPJ propõe, este ano, a todos os participantes, que partilhem “a sua experiência e visão do Fátima Jovem 2016, no ‘Novos Olhares’”. Este é uma iniciativa que vai tornar cada jovem “um voluntário/fotógrafo” do evento.
Em comunicado, o DNPJ afirma que “não se trata de um concurso de fotografia mas uma forma de participação especial nesta peregrinação nacional onde cada jovem pode inscrever-se como “voluntário/fotógrafo”, e através da objetiva da sua máquina fotográfica proporcionar novas perspetivas, realidades, momentos, paisagens ou passagens”.