Na noite de 7 para 8 de junho, a igreja do lugar da Moita Redonda, na paróquia de Fátima, foi alvo de um assalto que resultou, sobretudo, em vandalismo.
O ato parece ter sido premeditado, pois os assaltantes dirigiram-se a casa da pessoa responsável pela abertura da igreja, que fecharam num quarto e a quem roubaram a chave. Segundo relato do pároco, padre Rui Marto, “vandalizaram o cofre das ofertas, mas não conseguiram abri-lo; profanaram o sacrário, arrombando a fechadura, retirando a píxide com as Sagradas Espécies: colocaram a píxide sobre o altar e as Sagradas Espécies espalharam-nas no chão junto do altar; parece que não foram pisadas. Arrombaram a porta da sacristia e retiraram para o chão as gavetas, espalharam as alfaias, cálices, píxides, livros litúrgicos, etc.”
Quando o pároco foi informado e se dirigiu ao local, já a GNR e a judiciária averiguavam a ocorrência. “De notar que as portas da capela e sacristia tinham boas fechaduras e só foi possível entrar na sacristia arrombando a porta”, conta.
A comunidade da Moita Redonda e os paroquianos em geral ficaram consternados e muitos participaram na Adoração durante as 24 horas do dia seguinte, para “consolar Jesus no Santíssimo Sacramento por esta e muitas outras profanações”. O padre Rui Marto adianta que “pedimos ao Senhor o perdão para os assaltantes e à justiça que cumpra os seus deveres”.