Familiares e amigos evocaram memórias do padre Pedrosa.

Na passada segunda-feira, dia 3, comemorando o segundo aniversário da sua morte ocorrido dois dias antes, reuniu-se um bom grupo de familiares e amigos do Padre Joaquim Pedrosa, em Santa Eufémia, onde foi pároco ao longo de mais de meio século. Houve a missa em sua memória, jantar partilhado e um encontro evocativo.
Várias pessoas partilharam, por vezes de forma emocionada, os dons que dele receberam: a sua capacidade, paciência e empatia na escuta de quem estava em sofrimento e as palavras de conforto e esperança, a atenção e dedicação aos jovens a quem proporcionava meios de crescimento espiritual e cultural, o jeito para despertar vocações à vida consagrada e o apoio às famílias. E outras muitas recordações de um padre que viveu para Deus e para os outros, mesmo quando o perseguiam.
O serão terminou escutando as suas palavras escritas no livro “Notas da Agenda”, publicado em 2011. Palavras que ele viveu, segundo os testemunhos antes ouvidos. Ele fala do “amor que Jesus viveu e trouxe à terra”, “amor divino, aceso no nosso coração mediante o baptismo e a fé, alimentado pelos outros sacramentos, dom de Deus, que exige de nós porém toda a nossa parte, a nossa correspondência”.

“Se amamos ou outros, dedicamo-nos completamente a eles; é óbvio que somos humildes porque, existindo para os outros, já não existimos para nós; somos pobres porque, amando, estamos em contínua doação de nós mesmos e dos nossos haveres aos outros; somos puros, porque não estamos apegados a nada nem a ninguém; compreendemos e aliviamos o próximo porque partilhamos as suas penas, as suas dores e as suas pequenas felicidades; estamos em condições necessárias para seguir Jesus porque, se amamos, temos também a possibilidade de levar a cruz, porque amar significa conhecer a fadiga, o esforço e o sofrimento”. “Só o Amor revelado por Cristo tudo unifica, sem nada deixar de fora, tudo assimila, tudo transfigura, porque tudo arremata na força do Espírito”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…


Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.