“Família do Lado – 2013”

Eram 13h00 de domingo, 24 de novembro, quando, em centenas de lares dispersos por oito países, se sentaram à mesa famílias de nacionalidades diferentes. Na diocese de Leiria-Fátima, a iniciativa foi abraçada pela AMIGrante, que, em cerca de 20 lares, quis contribuir para quebrar barreiras e acabar com preconceitos raciais.

Em casa de Alice Cardoso, voluntária do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Leiria, avós, filhos, netos e o “padrinho da minha neta em representação do pai que está emigrado”, receberam um casal com duas filhas de St. George, dos Estados Unidos da América. A hora da refeição foi especial e resultou no início de uma amizade entre as duas famílias. Alice Cardoso explica que o “pai georgiano”, hoje residente em Leiria, “está em Portugal já há 12 anos e garante que este é o país dele”. À mesa, criaram-se laços de amizade “que irão certamente crescer”, até porque “eles propuseram um novo encontro e, ainda não marcámos o dia, mas já combinámos que nos voltaríamos a encontrar”. Para estas famílias, a experiência foi enriquecedora e muito agradável: “as nossas meninas gostaram muito umas das outras e, sem falarem a mesma língua, entenderam-se muito bem”, conclui, ao referir a importância destas iniciativas interculturais.

A iniciativa insere-se no projeto internacional “Família do Lado”, que começou em 2004 na República Checa. Em Portugal aconteceu pela primeira vez no ano passado. É promovida pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) e conta com o apoio do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros e é desenvolvida em parceria com a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes.

O ACIDI recorda que em Portugal existem mais de 170 nacionalidades e falam-se mais de 100 línguas. O projeto “Família do Lado” visa contribuir para uma integração mais efetiva dos imigrantes em Portugal, reforçando as relações sociais e promovendo a diversidade cultural existente no nosso país.

Segundo a mesma organização, no ano passado a iniciativa contou com um total de 273 encontros, envolvendo 575 famílias oriundas da Alemanha, Angola, Bangladesh, Bélgica, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, China, Colômbia, Congo, Cuba, Egito, Espanha, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Hungria, India, Itália, México, Moçambique, Moldávia, Noruega, Paquistão, Portugal, Roménia, Rússia, S. Tomé e Príncipe, Senegal, Timor Leste, Venezuela e Ucrânia.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.