“Família do Lado 2013”: Almoço familiar intercultural

A AMIGrante e o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) de Leiria associam-se, uma vez mais ao projeto “Família do Lado”, que promove anualmente o encontro e a amizade entre pessoas de diferentes culturas.

Em concreto, a proposta é uma família aceitar acolher em sua casa uma outra que não conheça, sendo uma delas imigrante e outra autóctone, para a realização de um almoço típico da respetiva cultura de origem. Todos os almoços terão lugar no próximo dia 24 de novembro.

Esta é uma forma de praticar o “acolhimento do outro” e também de conhecer uma cultura diferente e de fazer novas amizades. Trata-se de um projeto transnacional, criado na República Checa em 2004, que assenta no conceito de “bairros inclusivos”.

Em Portugal, a iniciativa conta com o apoio do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT) e é desenvolvida em parceria com a rede de CLAII. Segundo a organização, pretende-se “contribuir para uma integração mais efetiva dos imigrantes em Portugal, reforçando as relações sociais e promovendo a diversidade cultural existente no nosso país”.

As famílias interessadas em participar – tanto anfitriãs como visitantes – deverão inscrever-se previamente no sítio www.acidi.gov.pt ou junto da AMIGrante (amigrante@gmail.com, 244 815 095 ou 927 377 391).

 

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.