Faleceu o Padre Miguel Sapata Ramalho (1932-2021)

Filho de Francisco de Sousa Nunes Ramalho e de Emília Pereira Sapata, Miguel Sapata Ramalho nasceu a 29/05/1932 em Cavadinha, freguesia de Urqueira (Ourém).

Em Lisboa, onde residia, faleceu hoje, dia 28 de janeiro de 2021, o padre Miguel Sapata Ramalho. Era natural desta diocese de Leiria-Fátima, onde foi ordenado sacerdote, mas estava incardinado na diocese de Setúbal. 

Filho de Francisco de Sousa Nunes Ramalho e de Emília Pereira Sapata, Miguel Sapata Ramalho nasceu a 29/05/1932 em Cavadinha, freguesia de Urqueira (Ourém). Entrou para o Seminário de Leiria em 1945. Concluído o curso, foi ordenado sacerdote em 12/08/1956, pelo bispo D. José Alves Correia da Silva. Exerceu o ministério sacerdotal sucessivamente em Marinha Grande, Vermoil, Sé de Leiria, capelão militar em Angola e Moçambique (1961-1971). Depois, foi coadjutor e pároco de Monte Redondo (1971-1975).

Em 1975, foi trabalhar para o Patriarcado de Lisboa. Com a criação da Diocese de Setúbal, incardinou-se nesta, em 1978, tendo sido pároco da Baixa da Banheira e posteriormente de Sesimbra (1981-1997). Exerceu ainda o múnus de Diretor do Apostolado da Oração e da Pastoral do Turismo. 

Em 1978, escreveu e publicou o livro, “A Esperança Cristológica na América Latina”, sobre a teologia da libertação de Leonardo Boff.

À Diocese de Setúbal, apresentamos as nossas sentidas condolências pela partida deste padre do seu presbitério.

Agradecemos a Deus por este Seu filho e sacerdote e confiamo-lo à misericórdia divina e à proteção da Virgem Maria. Imploremos do Senhor o dom de novas vocações sacerdotais para o serviço pastoral do seu povo.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.