Faleceu o padre David Pedrosa Gaspar

As cerimónias fúnebres terão lugar a 5 de janeiro de 2025, às 16h00, na igreja paroquial de Monte Redondo.

Na madrugada de 4 de janeiro de 2025, vigília da solenidade da Epifania, faleceu o padre David Pedrosa Gaspar, aos 91 anos. O sacerdote, natural de Monte Redondo, dedicou a sua vida ao serviço da Igreja e do Povo de Deus na diocese de Leiria-Fátima.

O bispo diocesano, D. José Ornelas, expressou as suas condolências à família do padre David e à comunidade diocesana, reconhecendo o contributo pastoral e humano do sacerdote. Agradeceu também à equipa da Casa Diocesana do Clero, em Fátima, onde o padre David residia desde 2011, pelo cuidado e dedicação prestados.

Funeral e homenagem

As cerimónias fúnebres terão lugar a 5 de janeiro de 2025, às 16h00, na igreja paroquial de Monte Redondo, seguindo-se o funeral para o cemitério local. A diocese de Leiria-Fátima convida todos a unir-se em oração, confiando o padre David ao Bom Pastor, que ele serviu com dedicação ao longo da sua vida.

Deus chamou a Si o Padre David Pedrosa Gaspar
(Nota do Bispo D. José Ornelas)

Recebi hoje a notícia de que o nosso querido David Pedrosa Gaspar, terminou a sua peregrinação terrena, depois de quase 92 anos de vida, a maior parte da qual dedicada ao serviço do Povo de Deus da nossa Igreja de Leiria-Fátima. Partiu na madrugada desta vigília da Epifania, em que celebramos a revelação do Senhor Jesus aos gentios, guiados pela Estrela. 

À família do Padre David Pedrosa, bem como a toda a família diocesana, apresento, em nome da Igreja de Leiria-Fátima, as mais sentidas condolências e também a promessa da nossa oração confiante no Senhor da vida, que o Padre David viveu e anunciou. 

Que o Senhor que o chamou ao seu serviço nesta Igreja o guie até ao encontro consigo, para chegar à luz que ele não cessou de difundir através do seu ministério sacerdotal ao serviço do Povo.

Agradeço às pessoas que cuidam dos padres e outras pessoas na Casa do Clero, pelo carinho e generoso esforço que dedicam a estes nossos irmãos e irmãs, aliviando fragilidades e limitações e dando alegria, luz e paz à existência, na esperança que não confunde, que celebramos neste Ano Jubilar da Esperança.

Percurso de vida e missão sacerdotal

O Pe. David Pedrosa Gaspar nasceu a 14-01-1933 em Monte Redondo, filho de Manuel Pedrosa Gaspar Júnior e de Luísa Maria Ferreira, tendo sido batizado na mesma paróquia a 25-01-1933.
A 14-10-1944, entrou para o Seminário de Leiria, tendo concluído os estudos a 30-06-1956.
A 22-07-1956, foi ordenado Diácono na Catedral de Leiria onde foi também ordenado Presbítero, pelo Bispo D. João Pereira Venâncio, a 12-08-1956.
A 14-10-1956, foi nomeado Coadjutor de Porto de Mós e a 27-12-1959, Pároco de Carnide. A 31-01-1971, assumiu, como Pároco, o cuidado pastoral da Paróquia do Coimbrão, lecionando também Língua Portuguesa, Físico-Química e Religião e Moral, em Vieira de Leiria.
A 25-12-1978, foi nomeado Pároco do Juncal e, a 07-12-1979, passou a acumular a esta missão a de Pároco de Alpedriz.
A 13-03-1983, deixou as responsabilidades paroquiais com problemas de saúde. Uma vez recuperado, foi nomeado Pároco do Arrabal a 10-1983, cargo que desempenhou por três anos, até 16-12-1986.
Agravando-se a as condições de saúde, pediu ao Bispo diocesano e foi-lhe concedida a isenção das responsabilidades pastorais paroquiais. Passou a estar então ao serviço das comunidades de Vida Consagrada e, durante algum tempo, esteve ao serviço do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Lamego. Regressado à Diocese, fixou residência na sua terra natal
A 12-10-1993, foi nomeado membro da Comissão do Inventário Artístico da Diocese.
A 24-06-2011, Passou a residir na Casa Diocesana do Clero, em Fátima, onde concluiu a sua vida e missão ao serviço da Igreja de Leiria-Fátima, esta madrugada, 04-01-2025, vigília da solenidade da Epifania.

Que o Senhor, Bom Pastor, a quem ele serviu, anunciado o Seu Reino nesta terra, o receba misericordioso no seu Reino eterno, e que as sementes de Evangelho que ele semeou ao longo do seu ministério, deem fruto de fraternidade e vida.

Criação de Unidades Pastorais e equipas presbiterais
5 de Março
Jubileu das Vocações
17 de Maio
, às 09:00
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress