Faleceu o padre Fernando Jorge

O padre Fernando de Oliveira Jorge, de 90 anos, faleceu nesta sexta-feira, 27 de agosto de 2021, na Casa do Clero, em Fátima, onde residia.

O padre Fernando de Oliveira Jorge, de 90 anos, faleceu nesta sexta-feira, 27 de agosto de 2021, na Casa do Clero, em Fátima, onde residia. A celebração das exéquias, presidida pelo Cardeal D. António Marto, teve lugar na igreja paroquial do Olival, no domingo, às 17 horas, indo depois a sepultar no cemitério local.

Filho de Manuel Jorge Alves de Oliveira e de Maria Antunes Fernandes, Fernando de Oliveira Jorge nasceu a 04.06.1931, no Olival (Ourém). Entrou para o Seminário de Leiria, em 1943, e foi ordenado presbítero a 17.12.1955, na Catedral de Leiria.Começou o ministério sacerdotal como coadjutor da Freixianda, durante menos de um ano. Em novembro de 1956, recebeu a nomeação de pároco da Barosa, sendo ao mesmo tempo ajudante na Câmara Eclesiástica de Leiria e, em 1963, revisor eclesiástico da Diocese. De janeiro de 1967 até fevereiro de 1983, foi pároco das Cortes. Dali transitou para o Santuário de Fátima, como capelão, permanecendo nesse serviço até junho de 2006, altura em que, por motivos de saúde, deixou essas funções, passando a residir na Casa Diocesana do Clero.O padre Fernando Jorge foi um pastor dedicado ao serviço da Igreja nas várias missões que lhe foram confiadas. Devido as doenças e outras situações pessoais, a sua vida foi muito marcada pelo sofrimento. Mas foi no Santuário de Fátima que encontrou uma nova alegria de viver a sua vocação sacerdotal, como o próprio reconhece, graças à “Proteção Maternal da Mãe do Céu” de quem ali se tornou “humilde servidor” durante mais de vinte anos.A Diocese de Leiria-Fátima apresenta as suas sentidas condolências à família do sacerdote. Manifesta também à Casa do Clero, ao seu médico e a todas as suas colaboradoras reconhecimento e gratidão pela dedicação, paciência e competência com que acompanham e cuidam de todos os residentes e, em particular, por todo o serviço prestado ao padre Fernando.Ao mesmo tempo que confiamos à misericórdia de Deus e lhe agradecemos a vida, vocação e serviço pastoral deste Seu Ministro, imploramos o dom de novas vocações sacerdotais para esta Igreja de Leiria-Fátima.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.