Faleceu o padre António Lopes de Sousa

Hoje, dia 17 de março, aos 83 anos, na Casa Diocesana do Clero, em Fátima, onde residia, faleceu o Padre António Lopes de Sousa.

Hoje, dia 17 de março, aos 83 anos, na Casa Diocesana do Clero, em Fátima, onde residia, faleceu o padre António Lopes de Sousa, sacerdote desta Diocese de Leiria-Fátima. Damos graças a Deus pela sua vida e ministério presbiteral!

A celebração das exéquias terá lugar amanhã, dia 18 março, às 16h00, na igreja paroquial da Gondemaria, de onde era natural, indo a sepultar no cemitério local. A celebração será presidida pelo bispo diocesano, D. José Ornelas Carvalho.

Filho de Cândido Rodrigues de Sousa e de Josefa de Jesus, nasceu a 10.11.1941, em Casal da Bica (Gondemaria). Entrou para o Seminário de Leiria (em Fátima) a 15.10.1953, tendo terminado o Curso Filosófico-Teológico em julho de 1968.

Foi ordenado sacerdote a 18.10.1968, pelo bispo auxiliar D. Domingos de Pinho Brandão, na igreja do Seminário Diocesano de Leiria. 
Começou o exercício do seu ministério presbiteral, como coadjutor, na paróquia de Porto de Mós (1968-1969). Em janeiro de 1970, assumiu as funções de pároco do Arrimal e da Mendiga, tendo, nesta última, dinamizado a construção da nova igreja paroquial.
Em agosto de 1979, foi nomeado secretário episcopal de D. Alberto Cosme do Amaral, e, em 1986, acumulou com a paroquialidade do Arrabal.
Em setembro de 1988, foi nomeado capelão do Santuário de Fátima, deixando todas as funções que exercia em Leiria; em julho de 1994, assumiu a administração do mesmo Santuário.
Em janeiro de 2001, passou a integrar a Comissão Diocesana de Arte e Património.

A 15 de julho de 2008, cessou as funções administrativas no Santuário de Fátima, continuando como membro do Corpo de Capelães até 2021. De 2007-2021 integrou o Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos.
Em 2021, por motivo de saúde, passou a residir na Casa Diocesana do Clero.

O cuidado pela qualidade dos espaços celebrativos e pastorais foi sempre uma das suas grandes preocupações, tendo prestado, neste âmbito, preciosos serviços em toda a Diocese.
A capacidade de empatia para com o seu semelhante, sempre disponível para ajudar a encontrar soluções adequadas, a humildade e a simplicidade na relação, permitiram que o seu ministério chegasse longe, fazendo o bem, de forma discreta, a quem precisava.

Ao dar conhecimento do falecimento deste seu presbítero, a Diocese de Leiria-Fátima apresenta à família sentidas condolências e manifesta reconhecimento e gratidão à Casa Diocesana do Clero e seus colaboradores, pela sensibilidade, cuidado e competência profissional na assistência a este sacerdote e aos demais residentes na instituição. 

A Deus, pedimos o dom de novas vocações sacerdotais para o serviço pastoral do Povo Santo de Deus, bem como os ministérios e carismas para o exercício da missão da Igreja.

Criação de Unidades Pastorais e equipas presbiterais
5 de Março
Jubileu das Vocações
17 de Maio
, às 09:00
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress