Faleceu o Frei Francisco Antunes Roda

O Frei Francisco Antunes Roda, natural dos Pousos, faleceu no passado dia 6 de março, no Convento de São Boaventura, em Montariol, Braga.

Tinha 83 anos de idade e 53 anos de profissão religiosa. Nasceu a 11 de dezembro de 1930, filho de Joaquim Antunes e de Teresa de Jesus Roda. Tomou o hábito franciscano a 14 de agosto de 1960, vindo a professar na Ordem dos Frades Menores a 18 de agosto de 1961. Professou de votos solenes a 16 de dezembro de 1965, no Convento de São Francisco de Assis de Leiria, cuja fraternidade sempre integrou. Nesta fraternidade de São Francisco de Assis de Leiria desempenhou, com diligente alegria, os mais diversos serviços fraternos.

Viveu e deixou testemunho exemplar das virtudes franciscanas da simplicidade, oração, serviço e dedicação fraterna. Por fragilidade da sua saúde passou algum tempo na Enfermaria Provincial do Convento da Imaculada Conceição (à Luz, em Lisboa), em 1994, tendo, quando restabelecido, regressado “à sua” Fraternidade de Leiria.

Nestes últimos tempos, por necessidade de cuidados de saúde mais delicados, foi acolhido na Enfermaria Provincial do Convento de São Boaventura (em Montariol, Braga), onde o Pai o chamou a Si, neste início da Quaresma de 2014. A Missa de Corpo Presente foi celebrada no passado dia 7, na Capela do Convento de São Boaventura (Montariol, Braga), seguindo para a sua terra natal, Pousos – Leiria, onde ficou em câmara ardente. O funeral realizou-se no dia 8 de março.

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress