Faleceu, no passado dia 21 de agosto, Manuel Marques Janeiro, pai do padre Manuel Armindo Janeiro, pároco de Nossa Senhora da Piedade – Ourém.
Manuel Marques Janeiro nasceu a 22 de setembro de 1937, em Ruge-Água, na altura paróquia da Freixianda e atualmente paróquia da Ribeira do Fárrio. Era viúvo de Maria Pereira Mendes, falecida a 15 de novembro de 1981, e tem três filhos e cinco netos. Foi emigrante em França nas décadas de 60 e 70, mas regressou a Portugal para cuidar da esposa, em estado de doença, e dos seus filhos menores.
Também ele foi acometido pela doença nos últimos anos e, segundo testemunho do filho sacerdote, fazia nas suas orações “um pedido antigo, sofrido e esperançoso” de que Deus lhe desse o “bilhete de regresso”. Sobre o pai, diz o padre Armindo que “não deixando de lutar com todas as forças pela vida, cada vez mais fragilizada, por vezes dizia com o bom humor da fé: «São Pedro está-me a falhar! Nunca mais me manda o bilhete de regresso»”.
As exéquias decorreram no dia 22 de agosto, na igreja paroquial da Ribeira do Fárrio, e o seu corpo foi sepultado no cemitério da Freixianda, junto da esposa.
Ao padre Armindo Janeiro e aos seus familiares, a Diocese expressa as suas condolências, unindo-se na oração para que Deus o acolha na sua paz e conforte a família nesta hora de despedida do seu ente querido.