Faleceu Jacinto de Sousa Gil

Faleceu esta manhã (02-12-2016) Jacinto de Sousa Gil, nascido a 19-10-1932, nos Moinhos de Carvide, paróquia de Carvide, filho de António de Sousa e de Maria Pereira Gil. O funeral será no dia 3 de dezembro, às 10h00, na Sé de Leiria, de onde seguirá para o cemitério de Carvide.

Jacinto de Sousa Gil entrou no Seminário de Leiria em outubro de 1944, tendo sido ordenado sacerdote a 12-08-1956, na Catedral de Leiria, pelo então bispo auxiliar da Diocese, D. João Pereira Venâncio.

Esteve durante dois meses como coadjutor na paróquia da Marinha Grande e foi nomeado coadjutor da paróquia da Sé de Leiria em 06-01-1957.

Em agosto de 1960, partiu para missão em Luanda, Angola, onde desempenhou funções de professor do Seminário, capelão hospitalar, pároco interino nas paróquias do Carmo e da Sé, e diversos cargos de capelania militar.

Regressado a Portugal, foi nomeado pároco da Sé de Leiria, em 13-10-1967, função que desempenhou até 12-02-1975.

Em 18-03-1975 pediu a redução ao estado laical e, em 13-09-1975 viria a casar com Maria Irene Martins Lopes.

Da sua missão, enquanto pároco da Sé de Leiria, destacou-se o grande empenho no restauro efetuado na igreja catedral e na resposta às grandes carências sociais existentes, nomeadamente, com a criação e dinamização do Centro Social Paroquial Paulo VI.

Após a redução ao estado laical, continuou a apoiar a Igreja em diversas áreas e dedicou-se à investigação histórica, tendo publicado diversas obras sobre Leiria, Carvide e Monte Real.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente