Externato de S. Domingos, em Fátima, festeja 60 anos

http://lefa.pt/?p=294

Mais uma incursão pelas escolas católicas da Diocese leva-nos até ao Externato de S. Domingos, em Fátima, a celebrar o 60.º aniversário.

O lanche da passada segunda-feira, dia 21 de outubro, foi especial. Eram cerca de 16h00 quando, no salão da Casa das Irmãs Dominicanas, se reuniram crianças, professores e pessoal não docente para assinalar os 60 anos da escola com uma festa interna que culminou com a partilha do bolo de aniversário.

As comemorações dos 60 anos da instituição prolongam-se pelo ano letivo e contarão com diversas atividades dirigidas a alunos, ex-alunos e amigos do Externato de S. Domingos. A primeira, uma conferência comemorativa do aniversário, está agendada para o dia 24 de novembro, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral Paulo VI, a partir das 15h30.

A 15 de fevereiro, a instituição participará na celebração eucarística presidida por D. António Marto, Bispo da diocese de Leiria-Fátima, na igreja de Fátima, à qual se seguirá um jantar de convívio. O Externato de S. Domingos prepara ainda um momento de convívio associado à festa final de ano da escola, iniciativa com data e local por definir.

 

Educar na Liberdade responsável

O Externato de S. Domingos funciona, na Cova de Iria, em Fátima, com as valências de pré-escolar e 1.º ciclo. Atualmente integra cerca de 85 alunos, de Ourém, Leiria, Batalha, São Mamede, Santa Catarina da Serra e Fátima.

O Externato de S. Domingos é uma escola católica orientada pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, segundo o espírito dominicano. Com o propósito de Educar na Liberdade responsável, a escola “visa a formação integral dos seus alunos desenvolvendo neles os valores cristãos e uma cultura de cidadania onde se pretende que os seus alunos compreendam o valor do estudo e do trabalho”, explica Dalila Maeyer, responsável da escola.

A escola promove a prática da vida cristã “através das aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, momentos de oração reflexiva e de ações de caráter cultural e social”. Aqui “irmãs, professoras e funcionárias procuram formar, com os alunos e encarregados de educação, uma comunidade educativa baseada no amor e respeito pelo próximo”.

As Irmãs Dominicanas estão em Fátima desde 1939 mas, foi em 1952 com a chegada da Irmã Benigna que surgiu a paixão pelas crianças necessitadas que frequentemente não iam à escola. Começaram com o apoio escolar e o fornecimento de almoço. Até 1972 o Externato foi frequentado só por rapazes que, a pedido do Senhor Bispo, ajudavam à Missa no Santuário tanto aos domingos como durante a semana. Em 1953 o Ministério da Educação concede o Alvará para a abertura da escola e surge o Externato de S. Domingos do Santíssimo Rosário. Mais tarde, com a melhoria económica dos habitantes de Fátima, os encarregados de educação começaram a pagar uma mensalidade. Uma prática que continua actual.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress