No próximo dia 24 de junho, data de nascimento de D. Nuno Ávares Pereira, será inaugurada, pelas 17h00, no Auditório Cultural dos Paços do Concelho de Ourém, a exposição coletiva “Nuno, o Homem e o Santo”.
Esta iniciativa, com o apoio do Município, insere-se num conjunto mais alargado de propostas que a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade – Ourém tem vindo a realizar no sentido de divulgar e fazer memória de pessoas, naturais ou residentes, que se destacaram na vivência de valores humanos e cristãos.
Figura incontornável da história nacional e local – um dos portugueses que mais profundamente a marcaram – D. Nuno foi terceiro Conde de Ourém, como recompensa do rei D. João pela vitória na Batalha de Aljubarrota, tendo o Condestável ali vindo, no dia seguinte à vitória, para tomar posse do Condado e agradecer a Santa Maria de Seiça.
Neste contexto, vários artistas oureenses – Ana Oliveira, Conceição Mendes, Gabriel Lagarto, Lena Perdigão, Nuno Gaivoto e Roberto Chichorro – foram desafiados a trabalhar a figura do Santo Condestável em toda a riqueza e complexidade da sua personalidade.
Com está iniciativa pretende-se também evocar os dez anos da sua canonização (26/4/2019) e os 100 anos da sua beatificação (23/12/1918) e assinalar a inauguração oficial da remodelação da Avenida D. Nuno Álvares Pereira, principal via de comunicação da cidade de Ourém.
A exposição pode ser visitada, gratuitamente, todos os dias úteis das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.