Explorer Belt: 200 Km a pé e orçamento limitado na Eslováquia

João Domingues, de 23 anos, participou no Explorer Belt que decorreu entre os dias 10 a 26 de agosto, sendo a primeira vez que um escuteiro da Região de Leiria-Fátima participa nesta atividade internacional.

O Explorer Belt é uma atividade que tem como desafio percorrer 200 km a pé, durante 10 dias, em regime de autonomia, com o orçamento limitado, convivendo com a cultura desse país, conhecendo “as suas gentes e modos de vida”. Os interessados, após enviarem a candidatura, passaram por duas fases de seleção. A primeira consiste na entrevista para perceber as motivações do candidato, a segunda refere-se à seleção na qual, durante um fim de semana, testam as suas capacidades de vivência em autonomia.

Esta edição realizou-se na Eslováquia e foi vivenciada por 18 caminheiros portugueses, que divididos em duplas foram desafiados a traçar e planear os seus percursos. João Domingues, de Leiria, e Luís Carlos, de Coimbra, tinham alguns objetivos pré-definidos e também a liberdade de escolher as zonas da Eslováquia que queriam percorrer e conhecer.

João Domingues afirma que para si, esta atividade “foi muito mais do que andar simplesmente 200 km a pé com a mochila às costas, consistiu sim, em conhecer uma nova realidade, uma nova cultura. Foi uma atividade que me obrigou a sair da minha zona de conforto, que me mostrou que por muito que possamos planear o nosso caminho haverá sempre imprevistos. O Explorer Belt faz-nos dar valor às pequenas coisas que, por vezes, nem sabemos a sorte que temos em tê-las. Refiro-me a um simples telheiro onde pernoitar, a uma refeição quente ou um simples duche. O Explorer Belt é sem sombra de dúvida uma atividade que marca o percurso de qualquer escuteiro.”

E partilha, ainda, “uma das muitas histórias desta grande aventura… na primeira noite levaram-nos o fogão, a panela, o prato e o cantil, por sorte fiquei apenas com uma caneca em inox, que nos permitiu enquanto dupla, podermos fazer uma fogueira e cozinharmos o nosso jantar dentro dela. Desde aí, até ao último dia de expedição andámos sempre com um saco de lenha às costas, não fosse precisar de novo da caneca”.

 

2018-09-04 CNE expl2

Encontro com o secretário-geral da
Organização Mundial do Movimento Escutista

Já no aeroporto, depois de acabar a atividade, quando estava sentado no chão a carregar o telemóvel, João Domingues foi interpelado por Ahmad Alhendawi, secretário-geral da Organização Mundial do Movimento Escutista. “Embora estivesse com muita pressa, foi super simpático”, conta o escuteiro leiriense, sobre a breve conversa.

Lisa Ferreira / João Domingues (C.)

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.