Queremos uma salva de palmas. Mas não é uma salva de palmas qualquer. É uma salva de palmas para os adolescentes que integram o projeto “Explica-me”. Mas também queremos uma salva de palmas, e esta bem forte, para os jovens explicadores, que em regime de voluntariado se dedicaram a este projeto ao longo do ano letivo de 2015-2016.
Este bem podia ser o discurso para uma entrega de prémios. Mas o maior prémio, os adolescentes e os jovens explicadores já o receberam, que foi a passagem para o próximo ano letivo.
Iniciado o projeto “Explica-me” em janeiro de 2015, com o objetivo de colmatar as necessidades escolares de adolescentes provenientes de famílias carenciadas, foram acompanhados 18 adolescentes, estando a maioria em risco de “chumbar”. Nesse ano, foram 17 os adolescentes que tiveram bom aproveitamento escolar.
No ano letivo 2015-2016, o “Explica-me” recomeçou a 10 de outubro, contando com a participação de 15 jovens voluntários com formação superior que, todos os sábados, partilharam o seu saber com 20 crianças e adolescentes. Relativamente aos resultados obtidos, no final 2.º período verificou-se um decréscimo de 22,5% relativamente ao número total de negativas e, no final do ano, foram 19 as crianças e adolescentes a ter sucesso, reprovando apenas uma adolescente que integrou o projeto apenas no 3.º período.
Ao longo do ano letivo, o “Explica-me” uniu-se com um outro projeto desenvolvido pela Cáritas Jovem, o “30 por uma linha”. Assim, no último sábado de cada mês, seis jovens voluntários proporcionaram atividades lúdico-pedagógicas, com o intuito de integrar e motivar os explicandos e celebrar o seu sucesso escolar.
Os objetivos alcançados com o projeto não seriam possíveis sem o envolvimento dos jovens voluntários e a sua dedicação a estas crianças e adolescentes.
Uma salva de palma a todos eles!