“Explica-me” da Cáritas Jovem com balanço positivo

Queremos uma salva de palmas. Mas não é uma salva de palmas qualquer. É uma salva de palmas para os adolescentes que integram o projeto “Explica-me”. Mas também queremos uma salva de palmas, e esta bem forte, para os jovens explicadores, que em regime de voluntariado se dedicaram a este projeto ao longo do ano letivo de 2015-2016.

Este bem podia ser o discurso para uma entrega de prémios. Mas o maior prémio, os adolescentes e os jovens explicadores já o receberam, que foi a passagem para o próximo ano letivo.

Iniciado o projeto “Explica-me” em janeiro de 2015, com o objetivo de colmatar as necessidades escolares de adolescentes provenientes de famílias carenciadas, foram acompanhados 18 adolescentes, estando a maioria em risco de “chumbar”. Nesse ano, foram 17 os adolescentes que tiveram bom aproveitamento escolar.

No ano letivo 2015-2016, o “Explica-me” recomeçou a 10 de outubro, contando com a participação de 15 jovens voluntários com formação superior que, todos os sábados, partilharam o seu saber com 20 crianças e adolescentes. Relativamente aos resultados obtidos, no final 2.º período verificou-se um decréscimo de 22,5% relativamente ao número total de negativas e, no final do ano, foram 19 as crianças e adolescentes a ter sucesso, reprovando apenas uma adolescente que integrou o projeto apenas no 3.º período.

Ao longo do ano letivo, o “Explica-me” uniu-se com um outro projeto desenvolvido pela Cáritas Jovem, o “30 por uma linha”. Assim, no último sábado de cada mês, seis jovens voluntários proporcionaram atividades lúdico-pedagógicas, com o intuito de integrar e motivar os explicandos e celebrar o seu sucesso escolar.

Os objetivos alcançados com o projeto não seriam possíveis sem o envolvimento dos jovens voluntários e a sua dedicação a estas crianças e adolescentes.

Uma salva de palma a todos eles!

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.