Eucaristia por Alma e Acção de Graças pelo Padre Gameiro

No dia 29 de janeiro, às 20h30, na Igreja dos Pastorinhos, Quinta do Alçada, Marrazes, vai celebrar-se uma Eucaristia por alma e acção de graças pelo padre Gameiro Leiria.

No dia 29 de janeiro, às 20h30, na Igreja dos Pastorinhos, Quinta do Alçada, Marrazes, vai celebrar-se uma Eucaristia por alma e acção de graças pelo padre Gameiro. Esta iniciativa do Caminho Neocatecumenal, é uma oportunidade para reunir familiares, amigos e conhecidos e celebrar a vida e o testemunho de fé deste homem e presbítero.

O padre António das Neves Gameiro nasceu em São Simão de Litém, Pombal, distrito de Leiria, a 14 de Fevereiro de 1934. Entrou para o Seminário de Leiria em 1945 e foi ordenado presbítero em 1956, na catedral de Leiria, pelo bispo D. João Pereira Venâncio.

Começou por exercer o ministério sacerdotal na paróquia de Leiria como coadjutor, depois como pároco, confessor e mestre de cerimónias. Serviu temporariamente a paróquia dos Pousos (1969-1970) e foi pároco dos Marrazes (1978-2003). Foi professor, diretor espiritual e formador, no Seminário de Leiria (1967-1978). Em 1988, foi nomeado cónego da Sé, integrando o respetivo cabido. Foi membro do Conselho Presbiteral. Desempenhou também, ao longo de múltiplos anos, a tarefa de mestre de cerimónias no Santuário de Fátima e o cargo de administrador do jornal “O Mensageiro”.

Destacou-se especialmente na assistência espiritual, colaboração e serviço a vários movimentos apostólicos da Igreja. Escutismo, Legião de Maria, Cursos de Cristandade e Equipas de Casais de Nossa Senhora, são disso exemplo. Também assistiu empenhadamente o Caminho Neocatecumenal, sendo da sua responsabilidade a abertura da Diocese de Leiria-Fátima a este carisma. O compromisso com a Evangelização era evidente na sua inquietação permanente.

Em 2003, por motivos de saúde, foi viver para a Casa do Clero, da qual, em 2007, seria nomeado assistente espiritual. Apesar das limitações de saúde, ainda colaborava nas confissões e no atendimento espiritual no Santuário de Fátima e presidia a celebrações das comunidades do Caminho Neocatecumenal.

O padre Gameiro partiu para o pai a 25 de Agosto de 2019, solenidade de São José de Calasanz.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.