O Instituto Secular das Cooperadoras da Família, em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa, lançou um importante estudo sobre a realidade familiar em Portugal. A iniciativa surge no contexto da celebração dos 100 anos da Ordenação Sacerdotal do seu Fundador, Venerável Pe Joaquim Alves Brás (1925-2025).
O estudo visa recolher perceções e opiniões sobre o conceito de família, as mudanças ocorridas ao longo do tempo e a relevância das famílias no contexto atual português. Este trabalho de investigação faz parte das atividades que culminarão num Congresso especial, programado para os dias 17 e 18 de maio de 2025, sob o tema “Atravessados pelo Amor e pela Esperança – Cuidar as Famílias com(o) o Pe Brás.”
O questionário, de fácil preenchimento e curta duração, garante total anonimato e confidencialidade aos participantes. Os resultados obtidos servirão não apenas para fins académicos, mas também para auxiliar na identificação dos desafios e oportunidades que as famílias portuguesas enfrentam atualmente, permitindo desenvolver abordagens mais adequadas para o seu acompanhamento.
O Instituto das Cooperadoras da Família, fundado em 1933 pelo padre Joaquim Alves Brás, mantém como seu carisma e missão “o cuidado da santificação da Família, fonte de vida humana e agente de transformação do mundo.”
Os interessados em participar podem aceder ao questionário através do formulário online disponibilizado pelo Instituto. A participação da comunidade neste estudo é fundamental para uma compreensão mais aprofundada da realidade familiar portuguesa contemporânea.
Quedstionário disponível aqui: http://go.lefa.pt/rJH6sh