Cúria diocesana reestruturada

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, apresentou para o início deste ano pastoral uma nova estrutura de departamentos e serviços da cúria diocesana.

O documento “Modificações na estrutura da Cúria” começa por recordar que este é “o conjunto de organismos e de pessoas que colaboram com o Bispo Diocesano no governo da Diocese, de modo particular na direção da ação pastoral, na administração da Diocese e no exercício do poder judicial”. E é para “um melhor ajustamento à atual realidade e opções pastoras da Diocese” que estas alterações são decididas, incindindo sobretudo na “denominação e reorganização dos departamentos e serviços de pastoral juvenil, vocações cristãs, apoio ao ensino superior”, na supressão de serviços inativos e na criação de dois novos no departamento da pastoral familiar.

A nova estrutura da cúria poderá ser consultada no documento episcopal publicado em leiria-fatima.pt, onde se refere que “as competências e o âmbito de responsabilidade dos diversos organismos serão apresentados em documento a publicar oportunamente”.

Tomadas de posse

Os novos responsáveis de alguns destes departamentos e serviços, bem como outros nomeados no decreto episcopal de julho passado, tomaram posse oficialmente no passado dia 7 de setembro.

A sessão foi presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto, que reafirmou a sua confiança e “estima pessoal” aos colaboradores que integram estes serviços, tanto os que agora entram em funções como os que continuam a desempenhá-las, muitos deles presentes neste encontro.

Em relação ao trabalho pastoral, D. António Marto agradeceu a todos a colaboração para o “ano rico” vivido em 2017-2018, com a comemoração do Centenário da Restauração da Diocese, sublinhando alguns momentos mais expressivos dessa celebração. “Agora é tempo de sair em missão”, disse, apontando a pastoral juvenil como “a primeira das periferias a que iremos”. A esse propósito, apresentou os principais conteúdos da carta pastoral que estava prestes a publicar, onde quis aprofundar a reflexão sobre “a realidade vivida pelos jovens do nosso tempo, uma mudança de época que representa novas dificuldades, mas também novas oportunidades para o diálogo, a relação e a resposta que a Igreja é chamada a dar-lhes”.

Ligando a pastoral juvenil com a vocacional, o próximo biénio será dedicado a “escutar, convidar e integrar” os jovens na caminhada da Igreja, num “processo de acompanhamento e ajuda ao discernimento, como fez Jesus a caminho com os discípulos de Emaús”. Para isso, “que todos nos sintamos envolvidos no caminho”, pediu o Bispo.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.