Espite e Matas: Jovens crismados assinam “Carta de Compromisso”

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, presidiu à celebração do Crisma dos grupos de jovens das paróquias de Espite e das Matas, nesta última paróquia, no passado dia 9 de julho.

Em nota enviada ao jornal PRESENTE, os crismados dão a conhecer a “Carta de Compromisso” que assinaram nessa celebração. Sabendo que este sacramento lhes confere “um papel diferente na comunidade cristã”, nomeadamente, “o dever de transmitir aquilo que outrora já nos tinha sido transmitido pelos outros membros da comunidade, sejam eles os nossos pais, catequistas ou sacerdotes”, manifestaram não ter “vergonha da Cruz e de sermos cristãos” e enumeraram os compromissos que querem assumir: “Participar ativamente na Eucaristia do domingo; receber o sacramento da Reconciliação regularmente; continuar a caminhar na fé e praticar a caridade, visitando os doentes e idosos; refletir sobre a possibilidade do serviço de diaconado; evangelizar e dar testemunho cristão com a nossa maneira de estar na vida; participar nos vários serviços da paróquia; e participar no grupo de jovens da paróquia ou outros grupos cristãos, tal como os escuteiros, debatendo e aprofundando temas relacionados com a nossa fé”.

E concluem assim esta “carta”: “Podemos e queremos ser uma «sala de estar de Deus», estando disponíveis para O hospedar. Sabemos que, quanto mais nos abrirmos ao Espírito Santo mais Ele se torna mestre da nossa vida, dando-nos os seus carismas. Concluímos que Deus enche-nos da sua sabedoria e garante-nos que a história humana tem um sentido, uma direção e uma meta. Jesus estou contigo e sempre estarei”.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.